Página inicial > Ultimas Notícias > Turma de Artes Visuais homenageia o professor Arthur Leandro em ação sobre história brasileira

• Publicado: Sexta, 29 de Junho de 2018, 15h15

20180622 142246 0001

A turma de Artes Visuais 2017 promoverá uma ação, neste domingo, 1° de julho, na Praça da República, em Belém, para levar ao público um pouco de História da Arte Brasileira. Serão apresentados alguns artistas do século XX, com abordagem lúdica, visando ao alcance de todos os públicos, principalmente o infantojuvenil. A ação também será uma forma de homenagear o professor Arthur Leandro, que faleceu recentemente.

A ação será a culminância da matéria de História da Arte Brasileira, ministrada inicialmente pelo professor Arthur Leandro, até seu falecimento abrupto e precoce. A proposta metodológica partiu dele e, a fim de homenageá-lo, a ação será realizada para concluir seu projeto como docente da turma.

Os alunos dividiram-se em grupos e cada grupo escolheu um artista brasileiro, moderno ou contemporâneo, para pesquisar e falar sobre. A pesquisa foi organizada em painéis lúdicos e informativos, contendo informações sobre a biografia e a poética dos artistas selecionados.

John Fletcher, atual professor de História da Arte Brasileira, afirma que é importante sair da sala de aula para que se amplie o debate sobre a história da arte visual no Brasil, afinal as obras de arte são um reflexo das questões sociais, políticas e econômicas do momento em que foram produzidas.

“O intento é estabelecer de forma lúdica uma relação íntima entre o espectador e as obras dos artistas em questão, no conhecer de que há artistas brilhantes em todo o Brasil, os quais temos que celebrar. É uma questão de representatividade e afirmação de nossas identidades culturais”, ressalta.

Homenageado - O professor Arthur Leandro era um educador e uma liderança política e artística do Estado do Pará. Estava à frente de projetos como o Programa de Iniciação à Docência (PibidD/UFPA) e a Rádio Exú (projeto pessoal).

“Suas aulas de História da Arte Brasileira nos propiciaram um olhar crítico que levaremos para nossa formação, como licenciados ou bacharelandos em Artes Visuais. Por esse motivo, eu e os discentes decidimos manter o projeto e homenageá-lo”, declara John.

Ação “A História em Painéis”
Data: 1º de julho de 2018
Local: Praça da República – Belém, Pará