Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições para o Edital do Auxílio Kit Acadêmico 2018 vão até o dia 10 de julho

• Publicado: Terça, 03 de Julho de 2018, 17h30

kit academico portal 1

A Superintendência de Assistência Estudantil (SAEst) da Universidade Federal do Pará (UFPA) mantém o Edital 05/2018/SAEst/UFPA, regulamentador do processo seletivo para candidatos ao Auxílio Kit Acadêmico, modalidade do Programa Permanência. O objetivo é apoiar estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com recursos financeiros para aquisição de materiais específicos de alto custo utilizados em cursos de graduação. Os interessados devem realizar inscrição on-line no Sistema Gerencial de Assistência Estudantil SIGAEst preenchendo o formulário de inscrição e o questionário socioeconômico, até às 17h do dia 10 de julho de 2018. Durante esse período, os candidatos precisam anexar os documentos solicitados neste edital, incluindo o Plano de Aplicação/Orçamentário. Nesse documento, os discentes terão que descrever como pretendem utilizar o recurso pleiteado.

Os candidatos que receberem o Auxílio Kit Acadêmico deverão desenvolver suas atividades acadêmicas com desempenho satisfatório, tendo em vista que o foco é possibilitar aos estudantes uma formação adequada para que concluam a graduação em tempo hábil e com sucesso.

Auxílios - Este ano de 2018, serão disponibilizados 250 auxílios, com valores que variam entre R$ 1.000,00 a R$ 2.500,00, divididos em três grupos. No grupo 1, estão os discentes de Odontologia, com 70 auxílios no valor de R$ 2.500,00, o grupo 2 contempla os discentes de cursos da área de saúde, com 80 auxílios de R$ 2.000,00, o grupo 3 inclui os discentes dos demais cursos incluídos neste edital, com 100 auxílios, que podem variar entre R$ 1.000,00 a R$ 1.500,00. O recurso será pago em parcela única, de acordo com o cronograma constante no Edital de seleção.

Cursos participantes - Os cursos que fazem parte do Auxílio Kit Acadêmico são Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Terapia Ocupacional, Arquitetura, Artes Visuais, Educação Física, Engenharias, Geologia, Música e Oceanografia.

Para participar do processo seletivo, os discentes devem comprovar renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos vigentes, sendo que a renda per capita familiar não pode ultrapassar um salário mínimo e meio vigente. Além do critério de renda, o estudante tem que estar matriculado a partir do terceiro período, entre os 15 cursos de graduação alvo do programa. O discente que já foi contemplado com o auxílio em outras edições não poderá concorrer novamente.

Envio de documentos - Para os candidatos dos Campi de Belém e de Ananindeua, a entrega dos documentos será realizada exclusivamente via SIGAEst. Para os candidatos dos demais campi, o encaminhamento da documentação ocorrerá por meio de duas opções: on-line, via SIGAEst, ou presencial, no Núcleo de Assistência Estudantil (NAEST), quando houver. Não havendo, deverá entregar na Coordenação de Extensão do campus de origem.

Seleção - A seleção será feita por meio de análise da inscrição on-line e dos documentos apresentados, de entrevista com o candidato e de visita domiciliar, caso seja necessário. O resultado preliminar está previsto para ser divulgado em 31 de agosto, no site da SAEst.

Para a definição de quais materiais didático/pedagógico/específicos de instrução poderão ser adquiridos, o candidato deverá se reportar à direção das faculdades para orientação, conforme lista apresentada na SAEst.

Inscrição Auxílio Kit Acadêmico
Inscrições: 11 de junho a 10 de julho de 2018
Para se inscrever, acesse o SIGAEst.
Acesse edital aqui.
Informações pelo telefone: (91) 3201-7346 / 3201-7262