Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Matemática promove 1º Campeonato de Derivação e Integração em Bragança

• Publicado: Terça, 03 de Julho de 2018, 15h54

matemática

A Faculdade de Matemática (FAMAT/UFPA), do Campus de Bragança, vai realizar, no dia 1º de agosto, o “1º Campeonato de Derivação e Integração”. Será um jogo de perguntas e respostas  direcionadas às equipes, formadas por quatro integrantes, que podem ser dos cursos de Matemática, Física ou afins. As inscrições podem ser realizadas on-line.

Com o campeonato, pretende-se propiciar aos alunos empenho no conhecimento e habilidades para trabalhar com conceitos de derivada, integral e aplicações variadas desses conceitos a problemas de matemática, bem como promover integração entre os polos da UFPA Campus Bragança e os cursos de Matemática, Física ou afins de outras instituições de ensino.

Segundo o professor da FAMAT e criador do evento, Misael Miléo, o baixo empenho dos alunos nas disciplinas de Cálculo é um problema local, tanto em Bragança quanto nos polos que foram convidados a participar. Como as turmas tendem a sentir-se pouco motivadas na disciplina, o campeonato vem gerar entretenimento acadêmico e o interesse dos estudantes.

“Isso ajuda no aprendizado, pois sendo um jogo de perguntas e respostas com prêmios, todos querem ganhar, mas, para vencer, é preciso empenhar-se a estudar mais. Além disso, fazer algo diferente serve como reforço para que o cérebro lembre a experiência de aprendizado mais facilmente, o que é muito importante”, acrescenta.

A programação inicia-se às 8h30 e será composta por jogo em grupos, palestras expositivas, exercícios e sorteio de prêmios. Os palestrantes serão os professores Marcus Lázaro de Souza Albuquerque, Maria Augusta Raposo de Barros e Marly dos Anjos Nunes.

Sobre o Campeonato - O jogo será realizado em modo classificatório e eliminatório de perguntas e respostas direcionadas às equipes. Cada Instituição de ensino poderá inscrever mais de uma equipe, se desejar, caso sejam alunos de turmas diferentes. É recomendado que as equipes tenham jogadores reservas, já que, durante o jogo, podem ser feitas até cinco substituições.

Os jogos iniciarão com uma classificatória do tipo ”todos contra todos”, isto é, cada equipe enfrentará todas as outras, feita por pontuação no jogo. Será seguida por uma eliminatória também do tipo pontuação, sendo 3 pontos por vitória, 1 ponto por empate e 0 pontos por derrota.

Será aplicada a eliminatória até restarem quatro equipes para semifinal. Esta será no estilo “mata-mata”, isto é, somente o vencedor avança. O número de perguntas por partida pode variar dependendo da quantidade de equipes inscritas, mas não será inferior a dez perguntas. Analogamente, o tempo de resposta não será inferior a um minuto.

O uso dos recursos do jogo, como “pular”, “tempo extra”, “ajuda”, serão explicados na abertura do evento. O jogo de perguntas e respostas versará sobre derivação e integração, direcionado às equipes participantes. Os questionamentos serão divididos em três níveis: fácil, médio e difícil (somente na semifinal e na final). A plateia do evento será aberta ao público em geral, até a capacidade máxima do auditório ser atingida.

1º Campeonato de Derivação e Integração
Data: 1º de agosto de 2018