Página inicial > Ultimas Notícias > A fruta de época mais esperada no Campus de Belém é disputada entre os alunos da UFPA

• Publicado: Sábado, 14 de Julho de 2018, 16h32

08 08 2017 jambo Alexandre Yuri 05

Entre julho e agosto, as árvores do bosque Benito Calzavara, o famoso bosquinho da Universidade Federal do Pará (UFPA), florescem, dão frutos e se tornam o atrativo de servidores, alunos e visitantes. No Campus do Guamá, a cobiça pelo jambo leva os transeuntes da UFPA a apelar à criatividade para criar os mais diversos instrumentos - varas, pedaços de cano - para obter uma sacola cheia de jambos.

08 08 2017 jambo Alexandre Yuri 03Entre uma aula e outra, pode-se encontrar pessoas no espaço do bosquinho, olhando para cima, à procura dos frutos maduros. “Como o jambo é uma fruta que não dá sempre e geralmente não tem nas feiras, a vontade é maior. A gente espera um ano para poder comer”, brinca Marcelo Silva, estudante de Turismo e bolsista do espaço ITEC Cidadão. Ele e outros bolsistas, como Andreza Santos e Josynete Garcia, também esperam ansiosamente pela época da fruta. “Os jambos são um brinde”, afirma Andreza.

Outro fenômeno que envolve a temporada do jambo é a decoração natural, vinda das flores que caem do jambeiro, indicativo de que a fruta tão esperada vem aí. “O que eu gosto é de ver o chão todo cor de rosa, dá pena de pisar”, diz Josynete.

08 08 2017 jambo Alexandre Yuri 10Já Danielle Marques, estudante de Engenharia Sanitária Ambiental, aproveita a beleza do espaço para fazer fotografias. Danielle estuda ao lado do bosque e, após a aula, vai com os amigos apanhar a fruta. Ela conta que a prática se tornou uma atividade de lazer entre os colegas e, quando pode, a aluna ainda leva alguns jambos para dar à mãe. Com tantos outros grupos de estudantes à procura dos frutos maduros, Danielle lamenta: “Este ano, a concorrência tá bem acirrada, não vai dar para levar para casa.”

Frutas fazem parte de uma alimentação saudável - Vanessa Lourenço, professora da Faculdade de Nutrição da UFPA, ressalta a importância do consumo de frutas regionais. O bom desenvolvimento físico e mental e a capacidade de aprendizado só são possíveis por meio da alimentação saudável”, aponta ela. E os alunos da UFPA podem desfrutar do consumo na própria Universidade. Além do jambo, outras frutas, como caju, também são encontradas no espaço.

Texto: Mariana Vieira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Yuri