Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Teatro e Dança, NAEA e Universidade Paris 8 promovem o encontro "Performances no Museu do Marajó”

• Publicado: Segunda, 16 de Julho de 2018, 14h33

MuseuDoMarajó

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com o Museu do Marajó, o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) e a  Université Paris 8 Vincennes Saint-Denis realizarão o encontro "Performances no Museu do Marajó: olhares sensíveis e memória(s)", coordenado pela professora Katia Légeret. O evento ocorre no período de 25 a 27 de julho, no Museu do Marajó, em Cachoeira do Arari.

O evento também conta com as colaborações da Universidade d'Artois, da Universidade de Franche-Comté, da Universidade Livre de Bruxelas, da Universidade Jawaharlal Nehru (India) e do Musée National des Arts Asiatiques – Guimet.

O evento dá continuação à colaboração com instituições brasileiras parceiras do Projeto “Labex Arts H2H : La performance théâtrale au musée: Une nouvelle médiation transculturelle” e, também, serve para dar novos caminhos à pesquisa realizada durante os últimos dois anos.

O encontro ocorre no Museu do Marajó, criado nos anos 70, por Padre Giovanni Gallo, um missionário italiano naturalizado brasileiro, e constitui-se em um espaço significativo dedicado exclusivamente à cultura, à arte e aos modos de vida da região do Marajó.

O evento tem como objetivo proporcionar, por meio de mesas-redondas, performances e partilhas, um olhar sensível que possa integrar este espaço de exposição, tanto ao campo da pesquisa, quanto à comunidade local. Outra finalidade do evento é a produção de uma visita vídeoperformativa elaborada, coletivamente, como uma resposta sensível ao que nos inspira o acervo permanente do Museu. O projeto é desenvolvido pela Université Paris 8 Vincennes Saint-Denis.

Texto: Assessora de Comunicação e imprensa da ETDUFPA/ICA/UFPA
Foto: Reprodução / Google