Página inicial > Ultimas Notícias > III Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica ocorre de 19 a 21 de setembro. Inscrições abertas

• Publicado: Terça, 17 de Julho de 2018, 15h19

III Encontro de Antropologia Visual

A terceira edição do Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica (EAVAAM), com o tema “Imagem, Território e Decolonialidade”, está com data marcada e inscrições abertas. Organizado pelo Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem (Visagem), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), o evento ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2018, no Campus do Guamá da UFPA.

A discussão da Decolonialidade como linha de pensamento e de pesquisa tem proporcionado novo olhar sobre as relações de gênero, sobre as relações étnico-raciais e sobre os dilemas relativos às territorialidades, entre outros debates.  Proporcionar olhares libertos de colonialidade, tão presente nas discussões, nas atitudes e no imaginário social, é o que propõe o III EAVAAM. Neste contexto, a Antropologia visual pode vir a contribuir com esta mudança de paradigmas.

O EAVAAM surgiu como proposta de divulgação e discussão sobre aspectos da América Amazônica a partir da visualidade, sonoridade e de outras formas de narrativas, sem abrir mão das produções que enfatizam a escrita acadêmica. A partir desse tema, serão desenvolvidas ações que envolvam realidades que se assemelhem ao vivenciado na atualidade e nos processos socioantropológicos e históricos da Amazônia e de diferentes regiões e continentes.

Segundo a coordenadora do Visagem, professora doutora Denise Machado Cardoso, a intenção é consolidar o EAVAAM como um espaço que proporcione reflexões antropológicas e sociológicas consistentes sobre as realidades da América Amazônica. Para tanto, busca-se dialogar, de modo interdisciplinar, com outras áreas de estudo que tenham nas imagens, no imaginários, nas sonoridades, nas narrativas orais e nos diversos aspectos artísticos o eixo central da produção de conhecimento sobre essa região.

“Nesta edição do EAVAAM, consideramos pertinente enfatizarmos as temáticas de territórios e decolonialidade por serem extremamente importantes no atual contexto. Desse modo, é importante agregarmos diferentes leituras e interpretações acerca das populações e dos povos que vivem nessa região do continente americano e de outros continentes que vivenciam realidades semelhantes”, destaca.

Programação - O evento conta com convidados de renome no tema proposto, que atuarão como conferencistas. Além disso, estão confirmados 16 Grupos de Trabalho, cujas temáticas envolvem: corpos, gênero, cidades, escrita etnográfica, povos indígenas, populações tradicionais, festividades, percepção do ambiente, paisagens urbanas, invisibilidade LGBT em contexto escolar, África e africanos na Amazônia, moda, musicalidades, e imagem e memória. Terão, ainda, mesas-redondas, oficinas e exposição fotográfica.

Durante o evento, será realizado, também, o III Prêmio de Fotografia Arthur Napoleão Figueiredo, que vai contemplar dois ensaios fotográficos feitos por antropólogos, pesquisadores e estudantes. O objetivo do prêmio é incentivar e divulgar a produção fotográfica realizada em pesquisas. Podem participar ensaios fotográficos nacionais e internacionais desde que tratem de temas de relevância antropológica e com qualidades estéticas.

Inscrições – O encontro é aberto ao público interessado nas temáticas apresentadas. Para se inscrever, é necessário acessar o site do evento. O valor das inscrições varia de acordo com a categoria de cada participante. A certificação será por meio de dispositivo virtual.

Para os que pretendem concorrer ao Prêmio de Fotografia Arthur Napoleão Figueiredo,  além de realizar a inscrição, é necessário que seja enviada, até 30 de julho de 2018, uma mensagem com o título “Prêmio de fotografia” para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., contendo o ensaio fotográfico que concorrerá ao prêmio, de 6 a 10 fotografias numeradas sem qualquer indicação de autoria, com tamanho máximo de 10mb, e um arquivo de texto (doc) com o título e uma apresentação do ensaio fotográfico e do autor (com no máximo 500 palavras).

Serviços:
III Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica