Página inicial > Ultimas Notícias > Aplicativo interativo auxilia o ensino na área do pescado

Aplicativo interativo auxilia o ensino na área do pescado

• Publicado: Terça, 17 de Julho de 2018, 15h46

AplicativoPEscado2

A Universidade Federal do Pará (UFPA) não dá o peixe, mas ajuda a pescar. O “AppPescado” é um aplicativo desenvolvido por alunos e professores dos Campi de Cametá e Bragança, o qual dá acesso a vários conteúdos sobre pescado. O aplicativo está disponível gratuitamente aqui.

Desenvolvido com base no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Harrison Luz, graduado em Engenharia de Pesca, o aplicativo foi criado inicialmente para ajudar alunos da UFPA, mas agora está disponível para todos os que são interessados em tecnologia e qualidade do pescado. “No início, o aplicativo era restrito a uso de alunos de Engenharia de Pesca e Medicina Veterinária. Este ano,  foi disponibilizado no Google Play para que profissionais da área também possam utilizá-lo”, explica o orientador da pesquisa, Carlos Cordeiro.

Após se cadastrar no aplicativo, os usuários já são direcionados para a aba de estudo, em que tem a opção de escolher temas, como Estrutura Muscular do Pescado, Conservação de Produtos e vários outros que são abordados em tópicos no sistema.

Por dentro do pescado - O AppPescado fornece comodidade e faz com que os usuários recebam a informação e aprendam os temas mais facilmente.  Assim, alunos que utilizam o aplicativo encontram estudos sobre pele e tecido muscular de peixes, os quais, por sua vez, ajudam na identificação das espécies, por meio de análise sensorial, utilizando fotos e textos explicativos, por exemplo.

“O software é bem interativo. É dividido em assuntos e inclui materiais, atividades e conteúdos bem didáticos para que os estudantes aprendam de forma mais prática. Isso ajuda no dia a dia do aluno e na interação com eles em sala de aula”, ressalta o desenvolvedor e professor Fabrício Farias, do Campus da UFPA em Cametá.

Para os profissionais e os consumidores de pescado, o aplicativo também possui vídeos e textos que explicam o processo de filetagem, de embalagem do filé e de retirada da pele do peixe, para que aprendam cada etapa dos métodos ensinados, além de conteúdos que, também, permitem conhecer e identificar espécies de camarões e lagostas.

Os usuários, além de terem contato com teorias, também podem testar o seu conhecimento na aba de exercícios. São perguntas com respostas objetivas que os avaliam e tornam o aplicativo mais atrativo. “As pessoas que utilizarem o AppPescado poderão se divertir e aprender com ele. As perguntas são diversas, dinâmicas e objetivas. Futuramente, o app também estará disponível para o sistema IOS”, comenta Carlos Cordeiro.

Para ficar por dentro, baixe o AppPescado aqui e conheça-o um pouco mais.

Texto: Vagner Mendes - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Ascom / UFPA