Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA instala Núcleo Universitário no município de Curuçá

UFPA instala Núcleo Universitário no município de Curuçá

• Publicado: Quinta, 19 de Julho de 2018, 14h58

polo curuçá 3

O Núcleo Universitário da UFPA em Curuçá vai atender aos municípios da região do Salgado Paraense com cursos de graduação e pós-graduação, projetos de pesquisa e atividades de ensino e extensão, bem como visitas técnicas e estudos de campo. A cerimônia de inauguração ocorreu no último dia 9 de julho, com a presença de autoridades locais; representantes da Administração Superior da UFPA; professores, técnicos e alunos da Universidade.

Entre os convidados, estavam presentes o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; o vice-reitor Gilmar Silva; o ex-reitor da UFPA, Carlos Maneschy; o prefeito Jeferson Tarrafa; o coordenador do Campus de Ananindeua, Francivaldo Nunes; o vereador Márcio Lobato; o secretário Municipal de Educação, Joaquim da Luz; e o professor Manoel Alexandre, docente da UFPA e cidadão de Curuçá.

polo curuçá 5Para o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, a criação do Núcleo permitirá levar educação superior de qualidade a mais jovens paraenses, e só está sendo possível com a parceria da Prefeitura do Município. “Onde a universidade pública chega, multiplicam-se as oportunidades para os jovens e são criadas novas condições para o desenvolvimento econômico e social. Portanto a presença da UFPA em Curuçá trará inúmeras conquistas para toda a população da região do Salgado”, acrescentou o reitor.

polo curuçá 1Vinculado ao Campus de Ananindeua, o novo Núcleo da UFPA funcionará, inicialmente, no prédio cedido pela Prefeitura do Município, na Escola Maria de Nazaré Guimarães Macedo. O local dispõe de salas de aula, biblioteca, laboratórios de Física, Química e Informática, quadra de esportes, espaços de secretaria e salas de professores.

As aulas para as primeiras turmas de alunos iniciaram neste mês de julho e são dos cursos de licenciatura em Química e Física. Para o Processo Seletivo 2019, está prevista a oferta de mais dois cursos de Licenciatura: em Pedagogia e em Geografia.

polo curuçá 4De acordo com o coordenador do Campus de Ananindeua, Francivaldo Nunes, a escolha para a criação do Núcleo Universitário levou em consideração vários aspectos. “Curuçá foi o município que disponibilizou as condições necessárias para implantação do novo Núcleo, como espaço físico, facilidade de acesso e localização estratégia, agregando outros municípios, como Marapanim, Terra Alta e São João da Ponta”, afirmou.

Homenagem - O Núcleo recebeu o nome da professora curuçaense Jacira Nunes Ferreira. A homenagem póstuma é pelos relevantes serviços prestados ao município de Curuçá, na área da educação, além da sua atuação em outras áreas de atendimento social.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Ascom/Prefeitura de Curuçá