Página inicial > Ultimas Notícias > PROGEP promove debate sobre diversidade e discriminação na UFPA

PROGEP promove debate sobre diversidade e discriminação na UFPA

• Publicado: Sexta, 20 de Julho de 2018, 16h16

banner ufpa Palestra diversidade

Estão abertas as inscrições para a palestra “A política de diversidade e combate à discriminação na UFPA”, que ocorrerá no dia 22 de agosto, das 8h30 às 12h30, no auditório do Capacit. Com o o intuito de capacitar o servidor para desenvolver sua função pública de forma ética e respeitosa, valorizando as diferenças, a capacitação é destinada aos docentes e aos técnicos-administrativos da UFPA, com e sem função de chefia.

Além de capacitar o servidor, a palestra servirá para que os inscritos possam conhecer as políticas públicas de inclusão e diversidade desenvolvidas pela UFPA para as pessoas econômica e socialmente excluídas historicamente, como os indígenas, os negros, os ribeirinhos, os LGBTs, os cotistas, as pessoas com deficiência, etc. Ao final do evento, que terá duração de 4 horas,  pretende-se que os participantes sejam capazes de identificar as principais políticas públicas de inclusão e diversidade desenvolvidas pela Universidade.

A palestrante responsável em desenvolver o conteúdo será a docente Zélia Amador de Deus, doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará, ativista do Movimento Negro, cofundadora do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (CEDENPA). Zélia é, atualmente, a coordenadora da Assessoria da Diversidade e Inclusão Social (ADIS) da UFPA.

“Em meio a tantos debates e manifestações acerca do combate à discriminação social que estão em destaque no mundo, é de alta relevância estimular o diálogo e a conscientização do respeito à diversidade, principalmente na Universidade Federal do Pará, em que há uma gama enorme de diferenças culturais, sociais, religiosas, afetivas, entre outras. A UFPA possui, em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2016/2025), a valorização da diversidade nos seus processos formativos como um dos seus objetivos estratégicos. Sendo assim, a palestra vem com o propósito de também estimular uma reflexão por parte da comunidade para que se una em prol de assegurar os direitos de todos”, declarou Eduardo Oliveira, coordenador do Capacit em exercício.

O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), e faz parte do Ciclo de Palestras Organizacionais 2018, o que permite que a participação nas palestras possa ser somada e, após atingir a carga horária mínima de 20h, seja  solicitada pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. a certificação do Ciclo, válida para a Progressão por Capacitação.

Inscrições- Os interessados em participar da palestra devem realizar sua inscrição pelo SIGRH até o dia 17 de agosto. Estão disponíveis apenas 90 vagas, por isso, caso o número de inscritos ultrapasse esse montante, serão considerados para a seleção os critérios estabelecidos no Plano de Ações de Capacitação.

Palestra  “A política de diversidade e combate à discriminação na UFPA”

Data: 22 de agosto.

Horário: 8h30 às 12h30.

Local: Auditório do Capacit.

Texto: Assessoria Progep