Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto da UFPA ensina a fazer compostagem caseira usando garrafas PET

Projeto da UFPA ensina a fazer compostagem caseira usando garrafas PET

• Publicado: Sexta, 20 de Julho de 2018, 16h06

17.07.2018 Compostagem Nayana Batista 4

Quem gosta de plantas sabe que elas precisam de cuidados e de alimentação para sobreviver, assim como todo ser vivo. Há quem converse com as plantas e utilize cascas de ovo como adubo para que elas cresçam, porém existe um método muito mais eficaz e sustentável para cuidar das plantações, e o melhor, que pode ser feito em casa: a compostagem.

17.07.2018 Compostagem Nayana Batista 5A compostagem nada mais é do que a biodegradação de compostos orgânicos, como restos de cascas de frutas, verduras e legumes, pela ação de micro-organismos. A técnica, além de econômica por substituir a compra de adubos,  é sustentável, pois elementos que seriam jogados no lixo passam a ter uma destinação ambientalmente adequada.

A técnica vem sendo aplicada no setor de paisagismo da UFPA, em substituição ao adubo comprado pela Universidade. O objetivo é obter bons resultados, é o que explica Risete Braga, coordenadora do projeto na Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFPA. A iniciativa científica começou com o trabalho de apenas um bolsista, Natã Lobato, hoje se tornou um projeto de extensão que conta com mais dois colaboradores: os estudantes Jarleson Lima e Gabriela Abdon.

17.07.2018 Compostagem Nayana Batista 13

Para realizar uma compostagem adequada, foi necessário estudar, a fundo, os micro-organismos atuantes no processo, os componentes usados e as quantidades de Carbono e Nitrogênio para, então, descobrir quais os melhores elementos a serem usados nessa técnica. Caso contrário, a compostagem, em vez de virar fertilizante natural, poderá se tornar um chorume, substância danosa ao meio ambiente.

17.07.2018 Compostagem Nayana Batista 17Nitrogênio e Carbono: Na compostagem, são necessários elementos secos e úmidos. O Carbono, que é a parte seca do processo, é representado por folhas secas, caroços de açaí e serragem. Já o Nitrogênio, representado por frutas, verduras e legumes, faz o papel da parte úmida. Na compostagem caseira, feita em garrafas PET, a medida é de 2/3 de Carbono e 1/3 de Nitrogênio.

A compostagem, além de ser mais rica em nutrientes que adubos industriais, é mais sustentável que as outras técnicas, pois é a reciclagem de resíduos orgânicos.

17.07.2018 Compostagem Nayana Batista 24Como fazer: Você vai precisar de uma garrafa PET, tesoura, meia calça, terra e elementos secos e úmidos, como frutas, verduras e folhas secas. Comece cortando o fundo da garrafa, meça com uma régua o diâmetro, o volume e a altura dela. Faça um pequeno furo na tampa da garrafa para que o líquido proveniente do composto escorra para o fundo.

Coloque uma camada inicial com terra (um punhado), levando em consideração as medidas da garrafa em centímetros, acrescente 1/3 dos elementos úmidos (Nitrogênio), como restos de fruta, legumes e cascas, e 2/3 de elementos secos, como folhas secas e serragem. Feche com mais um punhado de terra e “tampe” com a meia-calça.

17.07.2018 Compostagem Nayana Batista 25Por possuir um tecido mais fino, a meia-calça permite a circulação de ar no composto e impede que insetos entrem e depositem larvas. Após ficar pronto, o composto deve ser revolvido a cada sete dias e apresentar uma textura úmida, porém sem líquidos e odores. O tempo ideal para o uso do composto varia entre 90 a 120 dias, dependendo do volume.

É importante que o composto seja bem cuidado e revolvido, pois é nesse momento que a temperatura, a textura e o cheiro indicarão se a compostagem está bem feita ou não. Uma boa dica é usar o líquido que escorre do composto como um biofertilizante, diluído em água numa proporção de 1/10.

Aderir a essa técnica é pensar no meio ambiente e contribuir com a sustentabilidade, sendo diretamente beneficiado por ela.

Texto: Rebeca Rocha – Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Nayana Batista