Página inicial > Ultimas Notícias > PROEX divulga resultados de editais de apoio à extensão

PROEX divulga resultados de editais de apoio à extensão

• Publicado: Sábado, 21 de Julho de 2018, 21h06

Foto aérea da UFPA editada Foto Alexandre Moraes

Em 2018 a Universidade Federal do Pará (UFPA) está investindo quase 3 milhões de reais em projetos de Extensão Universitária por meio programas estruturantes ao processo de formação acadêmica. Os Programas (PIBEX, Navega Saberes, Eixo Transversal - Universidade e diversidade e o PROEXIA- Emaús) contemplam 570 projetos, congregando em torno de suas ações, professores, técnicos administrativos, discentes bolsistas e voluntários.Concorreram às bolsas distribuídas pelos respectivos programas cerca de 1.200 propostas.

Segundo o professor Nelson, Pró-Reitor de Extensão, os trabalhos de extensão estão distribuídos em diferentes áreas da atividade acadêmica e em diálogo com às demandas da sociedade. No momento está em processo a seleção dos programas Eixo Transversal e Navega Saberes. Serão distribuídas 200 bolsas entre os 370 projetos inscritos.

O Edital do Programa de Extensão Inclusiva Avançada - República de Emaús, classificou 10 projetos, cada um com duas bolsas e R$ 10.000,00 (Dez mil reais) para custeio. Foram contemplados projetos em cinco áreas do conhecimento: saúde, educação, arte/cultura, meio ambiente, tecnologia e produção. O resultado da ação foi publicado no último dia 16 de julho e está recebendo a inscrição dos bolsistas que atuarão nas ações. Apenas por meio deste edital foram disponibilizados R$ 196 mil reais.

Já o resultado preliminar dos editais dos programas “Navega Saberes” e “Eixo Transversal – Universidade e Diversidade” foi publicado no último dia 18 de julho. Ambos ofereceram cem bolsas de extensão para projetos e programas em mais de dez áreas de concentração e cada um deles representa mais de R$ 480 mil reais em investimentos.

O diretor de programas e projetos da Proex, Edval Campos, explica que os programas de extensão são importantes para levar o conhecimento que é produzido na instituição para a sociedade. “A extensão é fundamental para a formação de nossos alunos como profissionais mais sensíveis às demandas da sociedade em geral. Esse canal de comunicação da UFPA com a sociedade ainda faz com que a Universidade possa corresponder à sua finalidade pública”, ressalta.

Confira o resultado final ou preliminar dos três editais da Proex

Veja aqui o resultado preliminar do edital do Eixo Transversal

Veja aqui o resultado preliminar do edital do Navega Saberes

Veja aqui o resultado final do edital do Programa de Extensão Inclusiva Avançada