Página inicial > Ultimas Notícias > Superintendência de Assistência Estudantil encerra inscrições para o Prolínguas nesta terça-feira

• Publicado: Segunda, 23 de Julho de 2018, 15h33

Prolínguas Portal 1

Os estudantes de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) que tiverem interesse em aprender inglês, francês e espanhol nos Cursos Livres do Instituto de Letras e Comunicação podem solicitar inscrições para as bolsas. O prazo vai até esta terça-feira, 24 de julho de 2018. As bolsas fazem parte do Projeto PróLínguas da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEst), que objetiva proporcionar a alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica a oportunidade de formação e fluência em línguas estrangeiras, com foco na ampliação da qualificação acadêmica.

Bolsas – Para o segundo semestre deste ano de 2018, estão sendo ofertadas 450 bolsas gratuitas, sendo 350 para Língua Inglesa, 50 para Língua Francesa e 50 para Língua Espanhola. O auxílio é destinado a novos interessados para o 1º nível da língua estrangeira e a candidatos em renovação que já fazem parte do projeto.

Será garantido ao candidato apto ao PróLínguas/2018 o pagamento de auxílio financeiro, em parcela única semestral, para custeio do material didático (livro), com obrigação de prestação de conta na  SAEst, exigência que deve ser cumprida para a renovação da vaga.

Quem pode participar - Todos os estudantes da UFPA em situação de vulnerabilidade socioeconômica, regularmente matriculados em curso de graduação, além de outros critérios estabelecidos pelo edital. As vagas para novos candidatos são exclusivamente para o 1º nível da língua escolhida. Os alunos já vinculados ao PróLínguas que pretendem renovar vagas devem fazer novamente a inscrição no SIGAEst, seguindo as normas do edital aqui.

Inscrição - Para realizar a inscrição, os interessados devem acessar o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEst) até às 17h do dia 24 de julho de 2018, solicitar o “Auxílio Acesso às Línguas Estrangeiras/2018.4”, preencher completamente os questionários socioeconômico e pedagógico disponíveis no SIGAEst e enviar a documentação de forma on-line, exigida.

Renovação – Para renovar a bolsa, o estudante que já faz parte do projeto tem que realizar a inscrição em duas etapas, que ocorrem simultaneamente. Primeiro, deve acessar o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEst) até às 17h de 24 de julho de 2018; solicitar o “Auxílio Acesso às Línguas Estrangeiras/2018.4”, preencher completamente os questionários socioeconômico e pedagógico disponíveis no SIGAEst e enviar a documentação, on-line, exigida no edital.

Após esse procedimento, o estudante precisa realizar a inscrição no site da Fadesp, de acordo com o cronograma da oferta dos níveis de línguas. Após escolher a turma e o horário desejados, o estudante deve gerar, obrigatoriamente, um boleto e entregar na secretaria dos Cursos Livres do Instituto de Letras e Artes para a realização de pré-matrícula.

Não serão assistidos pelo PróLínguas os estudantes vinculados a cursos de graduação a distância, semipresencial, Programa de Formação de Professores (Parfor), Pronera e a outros de mesma natureza.

Inscrição  Prolínguas/2018
Período: Até 24 de julho de 2018