Página inicial > Ultimas Notícias > Cursinho pré-vestibular gratuito oferta turma intensiva e as inscrições estão abertas

• Publicado: Segunda, 23 de Julho de 2018, 15h22

Projeto UNiversidade Aberta

Com o objetivo de possibilitar que estudantes tenham uma melhor preparação para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, o Programa Universidade Aberta (PUA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) oferta, pela primeira vez, uma turma intensiva em seu cursinho pré-vestibular. Com cerca de 300 interessados já incritos, a seleção segue com as inscrições abertas até o dia 2 de agosto. Para esta primeira turma são ofertadas 66 vagas.

Promovido pelo Programa de Educação Tutorial em Física (PET-Física), o cursinho oferece aulas expositivas de Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Redação. A intenção do projeto ao ofertar uma nova turma é, além de promover revisões intensivas pré-prova, atender a maior número de alunos. Os alunos aprovados na seleção serão beneficiados com aulas de segunda a sexta, das 13h às 18h20, a partir do dia 13 de agosto.

Para se inscrever, basta levar documento de identificação, comprovante de residência, certificado de conclusão do ensino médio ou comprovante de matrícula e 1 kg de alimento não perecível - a ser doado posteriormente a instituições de caridade - ao Laboratório de Física Ensino (sala do PET-Física), próximo à Biblioteca Central, no Campus Básico da UFPA, no Guamá.

Alunas aprovadas - A revisão foi fundamental para Mayara Silva, aluna do cursinho em 2017, que vai começar a estudar Matemática na UFPA no próximo semestre. “O PUA com certeza foi o grande responsável pelas minha aprovação. Nas matérias em que eu tinha mais dificuldade, como Redação e Geografia, eu tive ótimos professores que me fizeram melhorar muito no decorrer do ano”, conta ela.

Danielly Carrera, aluna do projeto em 2015, teve cinco aprovações em diferentes instituições de Belém e optou por cursar Engenharia Elétrica na UFPA. A aluna conta que estudar em casa, resolver exercícios e provas anteriores foi muito importante, mas o PUA foi essencial para tirar dúvidas e fixar os conteúdos estudados. “No cursinho, não existia aquela parede entre aluno e professor, parecia que éramos todos iguais. O professor não passava aquele medo de perguntar, pois sempre respondia com um sorriso no rosto.”

As alunas não escondem a admiração pelo projeto. “Eu acho que esse projeto nunca deve acabar. Devo muito aos professores do PUA”, conta Danielly. Mayara também elogia a disponibilidade dos professores: “o PUA é um projeto maravilhoso com pessoas disponíveis pra te ajudar a qualquer hora do dia.”

Segundo o professor Rubens Silva, coordenador do projeto, o PUA atende à comunidade com um cursinho pré-vestibular gratuito e de boa qualidade. “Acreditamos que, dessa forma, nossa universidade cumpre com seu dever social, por meio de programas desta natureza.”

O coordenador explica, também. a importância do projeto para os alunos da Universidade: “o ensino e a extensão se juntam com propósito de oportunizar ao estudante o repasse de seu aprendizado aqui dentro da UFPA, o que tem sido muito positivo ao considerar o PUA como um laboratório didático para nossos alunos de Física e de outros cursos”, diz.

Prova - A prova de seleção ocorre no dia 5 de agosto, das 9h às 11h, no Mirante do Rio, no Campus Básico da UFPA. Serão 20 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Matemática e 10 de Língua Portuguesa. As vagas são preenchidas de acordo com as maiores notas. Em caso de empate, terão prioridade os candidatos que já concluíram o ensino médio, são mais velhos ou têm maior nota em Língua Portuguesa.

Podem se candidatar às vagas alunos da rede pública de ensino e bolsistas parciais ou integrais de colégios particulares. As aulas são ofertadas para quem já concluiu ou está no último ano do ensino médio.

Resultados - A lista de candidatos selecionados será divulgada no dia 7 de agosto de 2018 na sala do PET-Física, site e fanpage do PET-Física. A matrícula dos 66 alunos selecionados será entre 7 e 10 de agosto, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sala do PET-Física.

Inscrições para o processo seletivo do cursinho pré vestibular do Programa Universidade Aberta (PUA)
Inscrições: De 2 de julho a 2 de agosto
Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Laboratório de Fisica-Ensino, sala do PET - Física, no Campus Básico, próximo à Biblioteca Central
Data da prova: 05/08/18
Telefone: (91) 3201-7888 / 98138-8696 (WhatsApp)
Mais informações, acesse o edital.

Texto: Mariana Vieira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google