Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe encontro nacional de estudantes de Arquivologia

UFPA recebe encontro nacional de estudantes de Arquivologia

• Publicado: Terça, 24 de Julho de 2018, 14h59

enearq

Pela primeira vez, o ICSA e a UFPA estão sediando o XXII Encontro Nacional de Estudantes de Arquivologia  (XXII ENEARQ). O encontro é uma das atividades promovidas pela Executiva Nacional dos estudantes de Arquivologia e, neste ano, tem como tema “Políticas Arquivísticas: fomentar o planejamento e a produção de conhecimento na formação do arquivista”.  A abertura aconteceu no Centro de Convenções Benedito Nunes, nesta segunda-feira, 23, e contou com a presença da direção da Faculdade de Arquivologia (FAARQ), do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e representantes da Pró-reitora de Extensão (Proex), além de alunos e professores de arquivologia de todo os país. O evento segue até sábado, 28 de julho

A abertura contou a com a apresentação do grupo parafolclórico Aracuã, que mostrou um pouco do carimbó e alegrou a noite dos participantes. Logo após, o professor José Maria Jardim, titular do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), apresentou a conferencia de abertura, focada em sua pesquisa, a qual se intitula “Governança Arquivística Contemporânea: trajetos e (re)configurações das políticas e sistemas públicos de Arquivos no Brasil sob novos cenários sociais e informacionais”.

Faculdade de Arquivologia  - A FAARQ é a mais nova das graduações em arquivologia no Brasil, e o XXI ENEARQ é o primeiro encontro nacional da classe sediado na UFPA. Assim, ele acumula importância científica e simbólica, além de ajudar no desenvolvimento de discussões e saberes relacionando teoria e prática arquivística.

Com a promoção do XXII ENEARQ, foram trazidas para Belém as discussões sobre a profissão do arquivista, seus atributos e desafios, seu legado e seu futuro, já que o arquivista é um profissional graduado com competências e habilidades que perpassam todas as fases do ciclo documental, desde a gênese e natureza das informações orgânicas até a aplicação de suas teorias e métodos em conjunto com as técnicas observadas para cada processo.

A importância do curso de Arquivologia da UFPA é destacada ao serem debatidos assuntos vivenciados por estudantes, profissionais e docentes, contribuindo, assim, para a formação de nossos estudantes, tanto acadêmica e profissional, quanto política e cultural.

ENEARQ  - O XXII ENEARQ é uma programação organizada pela Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia (ENEA) e ocorre anualmente desde 1997, variando de estado e região, proposto para reunir aqueles que se preocupam com a excelência e propriedade científica da área arquivística. Graduandos, pós-graduandos, docentes e profissionais de arquivologia e áreas afins são convidados, portanto, a participar das discussões durante esta semana.

XXII ENEARQ
Para ver a programação, clique aqui.
Para mais informações, entre em contato com a Coordenadoria de Informação do Evento ou do ICSA.

Texto: Raquel de Moraes/CI-ICSA, com a colaboração da Comissão de Comunicação do XXII ENEARQ
Arte: Divulgação