Página inicial > Ultimas Notícias > Presidente da Ebserh vem a Belém para tratar do futuro dos Hospitais Universitários da UFPA

• Publicado: Quarta, 25 de Julho de 2018, 15h02

Bettina Ferro de Souza Foto Alexandre Moraes

O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, estará em Belém nesta quinta-feira, 26, a partir das 16h, em visita aos hospitais universitários (HU's) João de Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro de Souza (HUBFS), instituições de saúde que formam Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Ebserh. Ele participará da inauguração da ressonância magnética do Parque de Diagnóstico por Imagem do HUJBB, às 17h, acompanhado pelo superintendente do Complexo, o médico e sociólogo Paulo Amorim, e do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho. Em seguida, se reunirá com os gestores dos HU's, para tratar sobre o funcionamento dos hospitais universitários, que se encontram em fase de reestruturação.

Ressonância 1 HUJBBAdquirida por meio de recursos federais, aressonância magnética instalada no HUJBB para atender a população paraense é de alta tecnologia e vista como uma das mais modernas do mundo, com valor de mercado que fica em torno de R$ 1,5 milhão. O equipamento tem capacidade para realização de 30 exames por dia, dentre eles, encéfalo, coluna, abdome, pélvica, próstata, coração e angiografias.

"Com essa entrada da ressonância magnética, a Unidade de Diagnóstico por Imagem (UDI) do Barros Barreto preenche uma lacuna de grande importância à população do Pará, que atualmente conta com poucas instituições hospitalares para realizar, gratuitamente, esses exames de alta complexidade", enfatiza o chefe da UDI, Valtenis Melo.

A reunião que o presidente da Ebserh fará com todas as chefias dos HU's tem por objetivo discutir sobre o funcionamento dos hospitais Bettina Ferro de Souza e Barros Barreto, que, desde o segundo semestre de 2017, vêm recebendo novos funcionários, aprovados no concurso da Ebserh, realizado em 2016.

Sobre a Ebserh - A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada pela Lei 12.550, de dezembro de 2011, e integra um conjunto de medidas adotadas pelo Governo Federal para a recuperação dos hospitais vinculados às instituições federais de ensino superior. Desde então, por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), são realizadas ações no sentido de garantir a recuperação física e tecnológica e também de atuar na reestruturação do quadro de recursos humanos das unidades. Atualmente, dos 50 HU's do país, a empresa é responsável pela administração de 40 deles.

A UFPA assinou contrato de adesão com a Ebserh em outubro de 2015, levando o Complexo Hospitalar Universitário a ficar sob a gestão da empresa. Com isso, os hospitais Bettina Ferro e João de Barros Barreto recebem aporte financeiro para o seu funcionamento. A parceria com a Universidade visa aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades.

Texto: Edna Nunes – Jornalista da Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Fotos: Alexandre de Moraes e Edna Nunes