Página inicial > Ultimas Notícias > Presidente da Ebserh fará inauguração do Parque de Diagnóstico do Hospital Universitário Barros Barreto

• Publicado: Quinta, 26 de Julho de 2018, 14h16

Barros Barreto 746x423

O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, estará em Belém nesta sexta-feira, 27, às 15h, para fazer inauguração do novo Parque de Diagnóstico por Imagem do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/ Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A partir de recursos do governo federal, o espaço funcionará com cinco serviços para atender a população em diversas modalidades de exames, que correspondem aos de raios X, tomografia computadorizada, mamografia digital, hemodinâmica e ressonância magnética. A agenda do presidente da Ebserh em Belém conta, ainda, com reunião junto às chefias dos hospitais universitários HUJBB e Bettina Ferro de Souza (HUBFS).

Ressonância 1 HUJBBOs recursos financeiros investidos somente em equipamentos estão orçados no valor de mais de R$ 5 milhões. Só para se ter uma ideia, a ressonância magnética é de alto campo, com tecnologia de ponta e capacidade para realização de mais de 30 exames por dia, dentre eles, encéfalo, coluna, abdome, pélvica, próstata, coração e angiografias.

"Com a entrada dessa ressonância magnética, a Unidade de Diagnóstico por Imagem (UDI) do Barros Barreto preenche uma lacuna de grande importância à população do Pará, que atualmente conta com poucas instituições hospitalares para realizar, gratuitamente, esses exames de alta complexidade", enfatiza o chefe da UDI, Valtenis Melo.

Outro destaque é o aparelho de Raios X, telecomandado com sistema de televisão e de captação de imagem digital, permitindo melhor visualização e precisão no diagnóstico. Quanto ao serviço de mamografia, o equipamento é totalmente digital, com workstation operacional e workstation para laudos, o que permite maior precisão dos resultados dos exames, como as microcalcificações.

Valtenis Melo informa que a tomografia computadorizada é Multslice de 64 canais, o que permite aquisição de imagem de todo o corpo do paciente em menos de um minuto. "Esse é um grande avanço para o médico observar as diversas patologias do corpo e administrar junto ao paciente um tratamento eficaz", ressalta.

A reunião que o presidente da Ebserh fará com as chefias dos HU's tem por objetivo discutir sobre o futuro das instituições de saúde, que, desde o segundo semestre de 2017, vêm recebendo novos funcionários, aprovados no concurso da Ebserh, realizado em 2016. Até janeiro de 2019, as 815 vagas destinadas para o certame deverão ser preenchidas.

Sobre a Ebserh - A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada pela Lei 12.550, de dezembro de 2011, e integra um conjunto de medidas adotadas pelo Governo Federal para a recuperação dos hospitais vinculados às instituições federais de ensino superior. Desde então, por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), são realizadas ações no sentido de garantir a recuperação física e tecnológica e também de atuar na reestruturação do quadro de recursos humanos das unidades. Atualmente, dos 50 HU's do país, a empresa é responsável pela administração de 40 deles.

A UFPA assinou contrato de adesão com a Ebserh em outubro de 2015, levando o Complexo Hospitalar Universitário a ficar sob a gestão da empresa. Com isso, os hospitais Bettina Ferro e João de Barros Barreto recebem aporte financeiro para o seu funcionamento. A parceria com a universidade visa aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades.

Texto: Edna Nunes – Jornalista da Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Fotos: Arquivo/Ascom e Edna Nunes