Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto piloto verifica necessidades socioeconômicas, acadêmicas de estudantes do Campus de Abaetetuba

• Publicado: Sexta, 27 de Julho de 2018, 14h34

Campus Abaetetuba

Alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Abaetetuba têm um novo aliado para permanecer na Instituição. É que a coordenadoria acadêmica do Campus de Abaetetuba irá acompanhar a saúde, as condições socioeconômicas e as atividades acadêmicas dos mais de 1.800 jovens que têm vinculo com a Instituição. O projeto piloto já acompanha os 50 calouros do curso de Educação do Campo.

O Campus de Abaetetuba espera que um maior acompanhamento evite a evasão dos estudantes. Eles têm “dificuldade de acesso e de se manter na universidade. Outros não se identificam no curso. Alguns vêm de um Ensino Médio deficiente e estranham as disciplinas mais teóricas ou não estão acostumados com a rotina acadêmica. Quando reprovam em três ou quatro disciplinas tendem a ficar retidos e podem desistir”, explica a coordenadora acadêmica do Campus da UFPA em Abaetetuba, Ana Sarges.

A intenção é intervir antes que seja tarde, e o estudante desista do curso.“Vemos indicadores que são como alarmes no sistema, especialmente no SIGAA, e entramos em contato com eles e, se necessário, com os coordenadores do curso para avaliar o que pode ser feito em cada caso”, detalha a servidora da UFPA.

Entre os sinais de alerta incluem reprovações sucessivas, excesso de falta e ausências longas. “Iniciamos com os alunos de Educação do Campo, mas vamos ampliando esse acompanhamento até se estender, esperamos, a todos”, explica a coordenadora acadêmica.

Alunos que precisem podem pedir ajuda e diretamente procurar a coordenadoria acadêmica do Campus de Abaetetuba, localizada no prédio da coordenação.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Arquivo/Ascom