Página inicial > Ultimas Notícias > Quilombolas pedem à Andifes mais seleções especiais

Quilombolas pedem à Andifes mais seleções especiais

• Publicado: Terça, 31 de Julho de 2018, 14h44

quilombolas internet

A Universidade Federal do Pará (UFPA) é uma das três universidades federais brasileiras que mantêm vestibulares especiais voltados a estudantes quilombolas e indígenas. No Pará, a reserva de vagas foi criada em 2012 e a primeira turma ingressou na Instituição no ano seguinte. Até 2016, a UFPA recebeu 589 universitários quilombolas e, entre 2017 e 2018, aprovou, por meio de processos seletivos especiais, outros 647.

A expansão para outras universidades da oferta de vagas para candidatos quilombolas em processos seletivos especiais foi um pedido da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) ao Conselho Pleno da Andifes, constituído por gestores de 63 universidades federais e dois centros federais de todo o Brasil, por ocasião da reunião realizada em Belém, no último dia 27 de julho.

Por mais profissionais e pesquisadores quilombolas - Os quilombolas pedem que as universidades abram espaço para seus estudantes, que, de maneira similar aos indígenas, enfrentam dificuldades para ter acesso à educação, sofrem com a distância das sedes dos cursos de graduação e ainda precisam lidar com o preconceito, a exclusão e o racismo.

Andifes quilombola 1“A universidade deve acolher os excluídos, como nós, quilombolas. Queremos ter direito à educação, que também é um direito nosso. Nós recebemos vocês quando vêm até nós nos pesquisar. Mas nós também queremos ir até vocês – entrar na universidade - e queremos nós mesmos nos pesquisar", pediu o representante da CONAQ, José Carlos Galiza.

Diante do pedido, a Andifes decidiu criar um grupo de trabalho com representantes dos quilombolas e dos Colégios de Pró-Reitores de Graduação e de Extensão, respectivamente, COGRAD e COEX, para reunir informações sobre as experiências existentes e proposição de uma estratégia de expansão dos processos seletivos especiais. Um relatório final do GT será, em seguinda, apresentado ao Conselho Pleno.

373x212 19.10.2017 Inauguração Sala Associações negros índios quilombolas Foto Alexandre de Moraes site 26Seleção para quilombolas - Na UFPA, cada processo seletivo especial disponibiliza até duas vagas para estudantes quilombolas em cada um dos cursos regulares ofertados na Instituição. As inscrições são gratuitas e on-line e as provas, realizadas nos campi da UFPA localizados próximos às comunidades. Na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), o vestibular oferta cerca de uma centena de vagas anuais e realiza inscrições e provas nas escolas onde os alunos estudam, a fim de facilitar a sua participação no certame.

>> O orçamento de 2019 e a incerteza do investimento na educação pública
>> Andifes apresenta propostas para o debate eleitoral
>> Acesse aqui, na íntegra, o documento com as propostas da Andifes para o debate eleitoral

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA