Página inicial > Ultimas Notícias > Avalia 2018: chegou a vez do alunos ajudarem a melhorar o ensino na UFPA

Avalia 2018: chegou a vez do alunos ajudarem a melhorar o ensino na UFPA

• Publicado: Terça, 31 de Julho de 2018, 16h26

AvaliaUFPA PortalUFPA

Após as avaliações realizadas pelos professores da Universidade Federal do Pará (UFPA), agora chegou a vez do alunos ajudarem, ainda mais, a melhorar o ensino na Instituição. Todos os discentes devem responder ao “Avalia UFPA”, pesquisa que tem o objetivo de reunir informações para analisar o ensino do último semestre. O questionário deve ser respondido ao realizar a matrícula, no período de 1º a 3 de agosto.

O pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Edmar Costa, explica que a pesquisa é de preenchimento rápido e fácil, e reforça a importância da ferramenta. “Os questionários vão possibilitar a análise de potencialidades e fraquezas do nosso ensino de graduação, um importante feedback que vai nortear políticas de gestão da graduação na UFPA.”

No questionário, os alunos farão uma autoavaliação, além de fazer uma avaliação da infraestrutura e dos professores. “Esperamos que, com base na análise desses resultados, surjam, por exemplo, novos cursos de capacitação para os docentes, melhorias de infraestrutura, reforma de projetos pedagógicos de cursos, entre outros”, pontua Edmar Costa.

Até o último semestre, o "Avalia UFPA" não era obrigatório. Porém, a partir desse semestre, docentes e estudantes devem, obrigatoriamente, responder ao questionário. “O maior objetivo no último semestre era de testar a ferramenta e fazer ajustes de funcionamento. Acreditamos que, a partir desse próximo período letivo, teremos uma participação maior, o que deve gerar maior significância estatística e melhor utilização dos dados por parte dos gestores”, afirma o pró-reitor.

Avalia UFPA
Período: Até 03/08 para alunos
Os questionários de avaliação institucional devem ser respondidos por meio do SIGAA

Texto: João Pedro Bittencourt – Assessoria de Comunicação da UFPA