Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Territórios na Amazônia são foco de evento do Campus da UFPA de Abaetetuba
Início do conteúdo da página

Territórios na Amazônia são foco de evento do Campus da UFPA de Abaetetuba

  • Publicado: Quarta, 01 de Agosto de 2018, 15h48

Efeitos de grandes empreendimento

Um território “invisível”, mas disputado. Populações tradicionais, comunidades quilombolas, povos indígenas, ribeirinhos, assentamentos, periferias, cidades, grandes empreendimentos hidrelétricos e minerais. A imagem aérea com a floresta e seus rios serpenteados não corresponde às intensas disputas pelos territórios na Amazônia. Essa complexidade é o tema de um evento organizado pela Universidade Federal do Pará em Abaetetuba (UFPA), agendado para o próximo dia 6 de agosto e que está com inscrições abertas.

O “Seminário Cartografia Social e Territorialidades: representação espacial e os efeitos de grandes empreendimentos” é organizado pelos professores Eliana Teles e Thiago Alan Sabino. Eles ministram a disciplina Cartografia Social e Territorialidades, no Programa de Pós-graduação em Cidades: Territórios e Identidades (PPGCITI), sediado em Abaetetuba, no nordeste paraense.

Eliana Teles explica que o evento interdisciplinar é o resultado de discussões e debates no decorrer das aulas e de práticas de cartografia elaboradas em trabalho de campo. O Seminário também é uma parceria com o Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, coordenado pela pesquisadora Rosa Acevedo Marín, do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (NAEA/UFPA), do qual os professores Eliana Teles e Thiago Alan Sabino também fazem parte.

O evento busca refletir e discutir as tensões sobre o território amazônico por meio da “representação cartográfica elaborada por agentes sociais em rota de colisão com aquelas definidas por megaprojetos. Trata-se de práticas emancipatórias que, no jogo das relações de poder econômico e político local, tornam-se ferramentas na mobilização desses agentes, por direitos étnicos e territoriais.”

Os pesquisadores da UFPA em Abaetetuba reforçam que a Cartografia Social é abordada por meio da reflexão sobre o processo de territorialização dos povos e comunidades tradicionais, por meio de estudos interdisciplinares. Por isso, também é objetivo da programação “incentivar e ampliar pesquisas sobre a temática e também divulgar os trabalhos dos discentes e pesquisadores que tenham interesse neste tema.”

Serviço:
“Cartografia Social e Territorialidades: representação espacial e os efeitos de grandes empreendimentos”
Data: 6 de agosto de 2018
Local: Campus da UFPA em Abaetetuba
Inscrições no local do evento até instantes antes do início da programação.
Confira aqui a programação do evento.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página