Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA expande Cursos Livres de Língua Estrangeira e Libras para Altamira

UFPA expande Cursos Livres de Língua Estrangeira e Libras para Altamira

• Publicado: Sexta, 03 de Agosto de 2018, 15h00

CursosLivres 2018 2

A Universidade Federal do Pará (UFPA) está expandindo a oferta de Cursos Livres de Língua Estrangeira e da Língua Brasileira de Sinais (Libra) para o interior do Estado. O município de Altamira será o primeiro a abrigar turmas fora da capital, já neste segundo semestre de 2018. As inscrições serão realizadas no portal da Fadesp, em breve.

Os cursos serão coordenados pelo Curso de Letras Língua Inglesa do Campus da UFPA em Altamira, e as aulas serão ministradas por docentes da Universidade. Inicialmente, serão ofertadas 300 vagas, distribuídas em sete turmas de Língua Inglesa e três de Libras. O conteúdo será ministrado em sala de aula e em laboratórios de informática e de linguagem para a utilização de recursos audiovisuais.

Para o segundo semestre deste ano serão ofertadas, inicialmente, vagas para três níveis de Inglês e três de Libras. Mas, com a futura expansão, haverá sete níveis de Inglês e quatro de Libras, todos certificados pela UFPA. O objetivo da formação é desenvolver nos alunos as habilidades linguísticas em Inglês e Libras.

O coordenador dos Cursos Livres, campus de Altamira, professor Antônio Nascimento Filho, observa que a formação em Língua Estrangeira no Brasil ainda está aquém das demandas da população. Isso demonstra a necessidade da universidade se inserir nesse contexto para melhorar o acesso e a aprendizagem.

O professor cita uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Data Popular para o British Council, de 2014, sobre "Demandas de Aprendizagem de Inglês no Brasil", a qual apontou a alta taxa de jovens que não dominam o Inglês (89,7%), apesar da língua estrangeira fazer parte do ensino básico por determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

"A escola, de um modo geral, não tem conseguido desenvolver, a contento, o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (LE), no âmbito do Ensino Fundamental e Médio, por uma série de restrições materiais, humanas e até curriculares e metodológicas. Desse modo, quando concluídos os ciclos da educação básica se torna ainda mais evidente por parte dos egressos a necessidade de desenvolver as competências em LE de forma significativa e integral (ainda que básica)", aponta.

Autossustentável – As turmas dos Cursos Livres serão autossustentáveis. Por conta disso, será cobrado investimento de R$ 390,00. O valor poderá ser pago à vista ou parcelado em 01 entrada de R$ 130,00 (Matricula) e 04 parcelas de R$ 65,00. As inscrições serão realizadas no site da Fadesp, em período a ser divulgado.

Texto: Assessoria Fadesp