Página inicial > Ultimas Notícias > Artigo sobre criação do Laboratório de Física da UFPA é publicado na Revista Brasileira de Ensino de Física

• Publicado: Sábado, 04 de Agosto de 2018, 14h45

LaboratórioFísca

O artigo intitulado Gênese do Laboratório de Física da Universidade Federal do Pará, produzido pelos professores Luís Carlos Bassalo Crispino e Victor Façanha Serra, foi publicado na Revista Brasileira de Ensino de Física, que possui Qualis A1 na área de Ensino da Capes. O trabalho apresenta o processo de formação do Laboratório da Instituição, com base em  experimentos trazidos da Alemanha na década de 1970, além de contar com 17 fotografias históricas como material suplementar.

“Este é um capítulo interessante da história da UFPA e da Física na Amazônia e no Brasil. Para a elaboração deste artigo, foi necessário um resgate histórico dos fatos e dos indivíduos envolvidos, por meio do contato com várias pessoas no Brasil e no exterior, como pode ser comprovado pela longa lista de agradecimentos do artigo”, explica o professor Crispino. Crispino também destaca que “a ideia de escrever este artigo surgiu quando a equipe da Editora da UFPA, dirigida por Simone Neno, organizou uma exposição com os experimentos históricos do Laboratório de Física da UFPA, durante a edição de 2017 da Feira Pan-Amazônica do Livro”.

chndglcggcpnmkokAlguns dos experimentos retratados no artigo são, até hoje, utilizados nos cursos de Graduação em Física da UFPA. O professor Victor Façanha explica que esses experimentos permitiram que a UFPA fosse equipada com um Laboratório de Física equivalente aos de outras universidades pelo mundo. Façanha ainda conta que, na ocasião da instalação dos experimentos, em 1973, o reitor da Universidade à época, Clóvis Cunha da Gama Malcher, declarou que o Laboratório com aqueles experimentos permitia “a formação profissional do professor, por ser um dos melhores do mundo”, o que lhe dava a oportunidade de afirmar “que doravante nossos mestres não precisam mais ir ao Sul em busca de aprimoramento”.

Estrutura Atual - O laboratório da primeira metade da década de 1970 foi posteriormente desmembrado em duas unidades. Uma delas é o Laboratório de Física-Ensino, relacionado basicamente com o realização de atividades didáticas, atendendo principalmente aos cursos de graduação da UFPA e o Polo da UFPA do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF).

A outra unidade é o Laboratório de Física-Pesquisa, associado ao Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF/UFPA), cujo Curso de Mestrado em Física iniciou em meados da década de 1980, relacionado basicamente a investigações científicas, mas também prestando serviços para a comunidade da UFPA e externa. Após a abertura do Curso Doutorado em 2010, o PPGF inaugurou em 2013 uma terceira unidade, o Laboratório de Física Experimental e Computacional.

O artigo original em versão HTML está disponível aqui.

O artigo original em versão PDF está disponível aqui.

Texto: Matheus Luz - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Arquivo