Página inicial > Ultimas Notícias > Novos funcionários iniciam atividades no Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh

Novos funcionários iniciam atividades no Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh

• Publicado: Sábado, 04 de Agosto de 2018, 14h01

Acolhimento concursados 1

O semestre começou com lotação máxima no auditório do Centro de Estudos do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), vinculado ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ao todo, foram recebidos 217 novos funcionários, convocados no mês de junho no concurso da Ebserh, os quais, após realizarem os exames admissionais ao longo do último mês, participaram do acolhimento nos hospitais Barros Barreto e Bettina Ferro de Souza (HUBFS), realizado nos dias 1º e 2 de agosto.

Ao longo da manhã do dia primeiro, os concursados puderam conhecer o trabalho das gerências, as divisões, os setores e as unidades que compõem o Complexo. O fluxo de funcionamento dos hospitais Barros Barreto e Bettina Ferro de Souza (HUBFS) foi apresentado pela gerente administrativa Ivana Souza, que ressaltou a importância do acolhimento para que os novos empregados conheçam as funções das gerências do Complexo.

Acolhimento concursados 2Segundo ela, os trabalhadores chegam para fortalecer os eixos principais da missão dos hospitais universitários do Complexo: a assistência à saúde da população e a formação de novos profissionais. “Por isso, ao chegarem aos hospitais, é importante que conheçam as gerências e as suas chefias imediatas, que designarão seus planos de trabalho, para que possam efetuar suas funções com competência”.

Foram também apresentadas as atividades da Gerência de Ensino e Pesquisa, representada pela doutora Ana Yokoyama, gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Bettina Ferro, que explicou a importância do incentivo à qualificação profissional, oferecido pelo Complexo por meio do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Meio Ambiente e Sociedade, que oferece vagas específicas para empregados do HUJBB e do HUBFS.

A gerente de Atenção à Saúde do Hospital Bettina Ferro, Ana de Fátima Brito, e a enfermeira Elizabeth Pereira, chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, expuseram as atribuições e a importância da Gerência de Atenção à Saúde (GAS) do Complexo. A divisão de Gestão de Pessoas, representada por Rafael Monteiro, por fim, repassou orientações gerais referentes aos direitos e deveres dos novos funcionários.

No período da tarde, houve o acolhimento dos concursados das áreas de radiologia, assistentes-administrativos e técnicos de enfermagem. Assim como ocorreu pela manhã, Ivana Sousa, Ana Brito e o chefe da Unidade da Saúde e Segurança do Trabalhador (USST), Wellington Lucas, apresentaram suas gerências, divisões e unidades. Ainda no dia primeiro, foi realizada a assinatura do contrato dos novos funcionários do Complexo.

Visita no HUBFS - Na manhã do dia 2, foi a vez do Hospital Bettina Ferro de Souza receber os novos trabalhadores nos cargos de enfermeiro, técnico de enfermagem, oftalmologista, anestesista, otorrinolaringologista e assistente-administrativo que ficarão lotados na instituição hospitalar. Após breve apresentação das gerências, eles foram convidados a conhecer as dependências do Bettina Ferro, conduzidos pela enfermeira Tereza Martins, chefe da Divisão de Enfermagem (HUBFS), e a doutora Érika Badarane, chefe da Divisão Médica (HUBFS).

Ebserh – Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e administra, atualmente, 40 hospitais universitários em todo o Brasil, e é responsável por gerir o Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf). Desde 2015, o Complexo Hospitalar da UFPA faz parte da Rede Ebserh, e, em 2016, foi realizado concurso para o preenchimento de 815 vagas nas áreas assistencial, médica e administrativa. As convocações iniciaram-se no ano passado e seguem até janeiro de 2019.

Texto: Paola Caracciolo – Assessoria de Comunicação do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.
Fotos: Paola Caracciolo e Edna Nunes – Assessoria de Comunicação do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh