Página inicial > Ultimas Notícias > Cursos Livres de Língua Estrangeira da UFPA têm reoferta de vagas nesta semana

Cursos Livres de Língua Estrangeira da UFPA têm reoferta de vagas nesta semana

• Publicado: Segunda, 06 de Agosto de 2018, 16h06

Cursos livres2.1

Os Cursos Livres de Língua Estrangeira (CLLE) da Universidade Federal do Pará (UFPA) terão as vagas reofertadas esta semana. Nesta segunda-feira, 6, foram realizadas as matrículas para o nível 1, com encerramento da inscrição para cada turma, assim que se esgotarem as vagas. Os bolsistas também devem se inscrever para garantir a vaga.

Segundo o edital, pode se inscrever qualquer pessoa que tenha o ensino médio completo. O interessado deve se cadastrar na página dos CLLE, gerar e pagar o boleto de matrícula até a data de vencimento informada no documento.

A matrícula para os cursos começará sempre às 10h, no site da Fadeso (área de cursos). As vagas da reoferta foram geradas pelas sobras ou inscrições não confirmadas no primeiro período. Candidatos que não pagaram os boletos no prazo não tiveram a matrícula efetivada.

Todos os candidatos, inclusive os aprovados na prova de nivelamento para cursar a partir do nível 2 e os estudantes beneficiados com bolsas dos CLLE, devem se inscrever junto com os demais. Os bolsistas também devem levar o boleto bancário à secretaria dos cursos para recadastramento antes do vencimento do boleto. Caso contrário, perderão a bolsa.

Conforme o edital, em caso de desistência, o aluno deverá solicitar cancelamento do curso, via protocolo do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) a fim de não gerar cobranças indevidas. Se o aluno desistir no primeiro mês, poderá solicitar, também via protocolo do ILC, a devolução de 50% da 1ª parcela desde que o faça até a segunda aula.

As aulas começam dia 16 deste mês. As turmas serão divulgadas no site dos Cursos Livres. A frequência mínima exigida é de 75% da carga horária total do curso. A excedência do limite de faltas implica em reprovação por falta.

Qualidade - A coordenadora dos CLLE, professora Rosana Assef, observa que a Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas, por meio do projeto desenvolvido pelos Cursos Livres de Línguas Estrangeiras (CLLE), tem oferecido uma oportunidade ímpar àqueles que não têm condições de realizar cursos particulares.

Ela destaca que os cursos têm a qualidade garantida por um corpo docente qualificado, metodologia e equipamentos adequados e laboratório de última geração. O investimento é considerado acessível a muitos.

Em geral, revela, os Cursos Livres têm atendido a um número significativo de estudantes da UFPA e da comunidade em geral, assim como profissionais que desejam se aperfeiçoar. Os CLLE também são importantes para alunos de graduação de diferentes cursos e de iniciação científica, além de pessoas que desejam realizar estudos de pós-graduação.

De acordo com a professora, dentre os alunos há também colaboradores de projetos de pesquisa que necessitam da outra língua para avançar em suas investigações e ler textos em línguas estrangeiras para ter acesso a uma bibliografia ainda sem tradução para a língua materna.

1º nível: 06/08/2018
2ª nível: 07/08/2018
3º e 4º nível: 08/08/2018
5º, 6º e 7º nível: 09/08/2018
Inglês e Francês instrumental presencial, Cursos Instrumental Online (inglês), Árabe Online e Português para Estrangeiros: 10/08/2018.

Texto: Divulgação
Arte: Reprodução / Google