Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Cíclica faz coleta seletiva durante partidas de futebol em Belém
Início do conteúdo da página

Projeto Cíclica faz coleta seletiva durante partidas de futebol em Belém

  • Publicado: Terça, 07 de Agosto de 2018, 14h20

CAPA Projeto Cíclica2

O Projeto Cíclica, realizado pelo Time Enactus da UFPA, em parceria com a Associação de Recicladores de Águas Lindas (Aral), vai realizar o recolhimento dos lixos recicláveis dos jogos do Paysandu em todas as competições futebolísticas. A primeira ação ocorre nesta terça-feira, 7 de agosto, no jogo do time paraense contra a Ponte Preta-SP, válido pela Série B do Campeonato Brasileiro de 2018.

Projeto Cíclica1A ação visa firmar e mostrar para a comunidade de torcedores quão importante é a coleta seletiva nos jogos, além de fomentar a educação em torno do respeito e da valorização da categoria que cuida da nossa cidade. A diretoria de responsabilidade do time firmou uma parceria com o Projeto Cíclica, que, além de direcionar todos os resíduos gerados nos jogos que vão ocorrer no estádio da Curuzu, presentearam os recicladores com fardamentos personalizados para os eventos.

A estudante de Engenharia Civil Marivana Almeida, vice-presidente da Enactus UFPA, explica que a ação está alinhada ao objetivo principal do projeto: o aumento da renda dos catadores. “Sabendo que os jogos do Paysandu reúnem um número expressivo de pessoas, uma ação como esta representa maior quantidade de material coletado, que será convertido em recurso financeiro para a associação beneficiada pela parceria, impactando diretamente nas famílias que subsistem da coleta seletiva em Belém”, pontua.

Garrafas PET, latinhas e produtos como revistas, cadernos usados, garrafas diversas de vidro podem ser diretamente doados para os coletores durante a ação.

Projeto Cíclica3Projeto - O Cíclica é um dos projetos desenvolvidos pelo Time Enactus UFPA que tem como objetivo facilitar o empoderamento social e econômico dos catadores profissionais da Região Metropolitana de Belém. Atualmente, o trabalho tem sido realizado com a Associação de Recicladores das Águas lindas (ARAL). A Aral é uma das associações remanejadas do antigo lixão do Aurá.

O projeto trabalha com a comunidade para a melhoria do ambiente de trabalho e busca novos parceiros para que, desse modo, possa proporcionar o aumento da renda dos catadores e da boa qualidade do trabalho e de vida dos catadores. O projeto visa, ainda, expandir a coleta para grandes eventos, e, para tanto, já há uma parceria fechada com o Estádio Olímpico do Estado, o Mangueirão, para a realização de coleta nos eventos realizados no local.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página