Página inicial > Ultimas Notícias > NAEA promove Seminário em comemoração aos 45 anos do Núcleo

NAEA promove Seminário em comemoração aos 45 anos do Núcleo

• Publicado: Quarta, 08 de Agosto de 2018, 15h26

NAEA fachada

O Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) recebe nesta sexta-feira, 10 de agosto, o Seminário “Culturas Múltiplas, Política e Desafios das Resistências”. O evento é parte da programação dos 45 anos do Núcleo. A programação ocorre a partir das 8h30, no auditório do NAEA. Serão apresentadas pesquisas desenvolvidas sobre a temática da cultura, política cultural e patrimônio, para a promoção de um longo debate que contará com a presença de mestres da cultura paraense e representantes de entidades e movimentos culturais atuantes.

A promoção deste diálogo entre a Academia e a sociedade busca estabelecer conexões de saberes e produzir alternativas aos contextos atuais de crise nas políticas públicas da cultura e das resistências, para que as expressões culturais continuem ocorrendo. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Durante a programação, serão promovidas três mesas-redondas, com professores, pesquisadores e líderes de movimentos culturais, além de apresentações artísticas.

Importância da cultura – Em relação à escolha das temáticas do seminário, o professor Silvio Figueiredo, diretor-adjunto do NAEA, explica que a cultura é uma das temáticas mais importantes da atualidade. Ela diz respeito à vida do próprio ser humano, nas suas mais diversas possibilidades, de gênero, de matizes culturais e práticas diversas. “A cultura manifestada em expressões culturais, cada vez que assume e expõe suas diversidades, é atacada por movimentos conservadores que buscam padronizações sociais. Esse quadro se traduz na diminuição dos aportes financeiros para a promoção da cultura, principalmente das expressões que caracterizam a diversidade, como é o caso de expressões culturais de grupos subalternizados e de regiões não hegemônicas, como a Amazônia.”

Papel da academia – O seminário busca apresentar a continuidade dos debates sobre políticas culturais na Amazônia, que é um tema investigado em vários centros da UFPA e de outras instituições amazônicas. Silvio Figueiredo conta que, no seminário, serão debatidas as principais vertentes da análise da política cultural e da cultura mercadorizada, fazendo com que a academia possa dialogar com os movimentos e mestres da cultura que produzem essas expressões e saberes.

“Estaremos criando um diálogo entre universidade e sociedade, produzindo possibilidades de resistência a esses contextos atuais difíceis, inaugurados com a ruptura democrática, em 2016 . Os mestres e os doutores acadêmicos encontrarão os mestres da cultura e os representantes dos movimentos culturais”, diz Silvio Figueiredo.

Resistência Cultural – O evento representa um ato de resistência cultural. Para o professor, a unidade acadêmica da Universidade Federal do Pará (UFPA) vem cumprir um papel importante ao se unir a esses movimentos constantemente marginalizados. Um dever de todos aqueles que se envolvem com a educação.

“É necessário que as universidades se posicionem dentro dessa realidade, e ajudem essas pessoas e movimentos culturais a enfrentar tamanho desmonte das estruturas que apoiavam esses grupos, pensando em alternativas de sobrevivência e de produzir e reforçar a resistência cultural”, complementa.

NAEA 45 anos – A criação do NAEA, em 1973, veio contribuir para a produção de pensamento científico sobre a região e para o debate sobre o desenvolvimento na Amazônia, ao mesmo tempo em que ela se complexificava com as políticas públicas para o desenvolvimento regional. As comemorações tiveram início com as aulas magnas dos cursos de pós-graduação, e continuam com os seminários abertos dos grupos de pesquisa e com o seminário internacional, que será realizado em dezembro de 2018.

Seminário “Culturas Múltiplas, Política e Desafios das Resistências”
Data e hora: sexta-feira, 10 de agosto, a partir das 8h30
Local: Auditório do Naea
Para mais informações, clique aqui.

Texto: Andre Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Arquivo / Ascom-UFPA