Página inicial > Ultimas Notícias > Campus da UFPA de Cametá recebe três eventos sobre educação

Campus da UFPA de Cametá recebe três eventos sobre educação

• Publicado: Quinta, 09 de Agosto de 2018, 15h06

Colóquio educação Cametá

O Campus da Universidade Federal do Pará em Cametá realiza, nos dias 13, 14 e 15 de setembro, o I Colóquio de Educação, Políticas e Sociedade, o V Encontro de Educação e os Desafios da Contemporaneidade e o I Encontro de Trabalho e Educação e Perspectivas de Integração. O tema desse conjunto de eventos é “As políticas educacionais e os tensionamentos no cenário educacional no Brasil e na Amazônia”, com o objetivo de discutir as mudanças no atual cenário da educação. As inscrições para ouvintes e submissão de trabalhos podem ser feitas até o dia 25 de agosto, por meio do site do evento.

Trata-se de um evento integrado que reúne a Linha de Pesquisa Políticas e Sociedades do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC), a Faculdade de Educação (FAED) do Campus Universitário do Tocantins/Cametá e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE).

Segundo a professora Maria Sueli Corrêa dos Prazeres, uma das organizadoras do evento, a escolha da temática do evento foi por causa das políticas impostas para a Educação atualmente. “Não há um amplo debate com a sociedade, e isso tem refletido na aprovação da nova Base Nacional Comum Curricular, na reforma do Ensino Médio e na lei do congelamento dos gastos públicos, que trará importantes implicações para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação, com drástica redução dos investimentos na área educacional”, explica.

Para o professor Doriedson Rodrigues, coordenador do Campus Universitário do Tocantins|Cametá e também um dos organizadores do evento integrado, “a ação demonstra que a interiorização da Universidade, primeiro com os cursos de graduação iniciados na década de oitenta e agora com a Pós-Graduação stricto sensu, vem se consolidando cada vez mais, mesmo diante dos cortes que vêm sendo implementados pelo governo às universidades, potencializando a formação de pesquisadores para a região, favorecendo a interação acadêmico-científica com pesquisadores e pesquisadoras de outros centros de pesquisas e promovendo mais, ainda, a articulação da universidade com a Educação Básica.”

Submissão de trabalhos - Além dos debates sobre educação, o evento integrado também receberá trabalhos. Pesquisadores de Graduação e Pós-Graduação, profissionais da Educação e comunidade interessada na temática podem submeter seus trabalhos até 25 de agosto. Todas as informações para submissão de trabalhos estão no site do evento.

I Colóquio de Educação, Políticas e Sociedade
Data: 13, 14 e 15 de setembro
Local: Campus Universitário do Tocantins/Cametá
Inscrições para ouvintes podem ser feitas até 25 de agosto, por meio do site.
Submissão de trabalhos pode ser feita até 25 de agosto, também por meio do site.

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA