Página inicial > Ultimas Notícias > Professora de Universidade do Equador fala sobre saber ancestral e uso medicinal de plantas

• Publicado: Sábado, 11 de Agosto de 2018, 15h29

plantas medicinai 2

Como parte das comemorações dos 45 anos de sua criação, o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA) promove, no dia 14 de agosto, uma palestra que discute plantas, saber ancestral e o seu uso medicinal. A palestra será proferida pela professora Montserrat Rios Almeida, Etnobióloga pela Pontifícia Universidad Católica del Ecuador (PUCE), às 15 horas, no auditório do NAEA.

Intitulada "Plantas Útiles del Ecuador: Aplicaciones, Retos y Perspectivas", a palestra tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento socioambiental ao resgatar e revitalizar  o saber ancestral, por meio do fortalecimento das regulações que amparam as práticas da medicina tradicional e do comércio legal de recursos vegetais.

A professora Montserrat Rios Almeida é reconhecida internacionalmente por seu trabalho sobre etnobiologia. De acordo com o NAEA, a palestra visa colaborar para uma  mudança socioeconômica que se desenvolva dentro de parâmetros de sustentabilidade. O evento é aberto para alunos, professores e a comunidade em geral que se interessem pelo tema.

NAEA - Criado em 1973, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos vem contribuindo, em 45 anos, para a formação de pesquisadores e de professores não somente para o estado do Pará como para a Pan-Amazônia e outras regiões. Como temática central, o desenvolvimento regional passou a incorporar temas interligados, como o estudo do estado, das políticas e da gestão pública, exploração dos recursos naturais e desmatamentos, exploração mineral, energética e agropastoril, a vida nas cidades, movimentos populacionais e cultura das populações amazônicas.

As ações do NAEA estão concentradas nos seus Grupos de Pesquisas. As produções são oriundas dos três programas de Pós-Graduação que constroem o núcleo: o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), o Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGGP) e o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu (PPLS).

As comemorações de 45 anos iniciaram-se com as aulas magnas dos cursos, seguidas por seminários abertos dos grupos de pesquisa, e pelo Seminário Internacional a ser realizado no final do ano de 2018, para debates atuais sobre as questões concernentes ao NAEA.

Palestra “Plantas Útiles del Ecuador: Aplicaciones, Retos y Perspectivas”
Data: 14 de Agosto de 2018
Local: Auditório do NAEA - UFPA