Página inicial > Ultimas Notícias > Edição de agosto do Projeto Roteiros Geo-Turísticos comemora Dia Nacional do Patrimônio Histórico

• Publicado: Terça, 14 de Agosto de 2018, 15h33

ROTEIRO AGOSTO 18

A próxima edição do Projeto Roteiros Geo-Turísticos é especial. Será em homenagem ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado no dia 17 de agosto. O roteiro vai percorrer a área do Ver-o-Peso neste sábado, 18, a partir de 8h30. O projeto é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo (GEOTUR) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento é gratuito e as inscrições são feitas pela internet.

“Do Ver-o-Peso ao Porto” - Várias cidades do Brasil terão programações em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Em Belém, a programação vai ser com o roteiro “Do Ver-o-Peso ao Porto”, que fará um passeio pela história do patrimônio da zona portuária de Belém. “É importante preservar nossa memória e patrimônio material e imaterial. Só aprenderemos para o presente e para o futuro, se conhecermos e valorizarmos o nosso passado, a nossa história”, diz a coordenadora do projeto, professora Maria Goretti Tavares.

O percurso terá início no hall de entrada no Terminal Turístico da Estação das Docas, ao lado do Ver-o-Peso, às 8h30. O percurso passa por pontos importantes do complexo, como Pedra do Peixe, Mercado de Peixe, Mercado de Carne, a área das erveiras, Praça Pedro Teixeira e Solar da Beira, rua XV de Novembro, Igreja das Mercês e Estação das Docas.

A professora Maria Goretti destaca ainda a relevância que o mercado do Ver-o-Peso para a história da cidade. “O Ver-o-Peso é o maior símbolo da cidade de Belém. É cartão postal, mas também faz parte do cotidiano da cidade, praticamente desde a sua fundação. Tem importância geopolítica, social, econômica, cultural. Tem importantes símbolos do patrimônio material, como os Mercados de Peixe e de Carne, e do patrimônio imaterial, como a cultura alimentar, os saberes das erveiras, nosso modo de falar, entre outros. É sem dúvida um dos nossos maiores patrimônios”, afirma.

Projeto - O Projeto Roteiros Geo-Turísticos já existe há cerca de 8 anos e, ao longo desse período, mais de 8 mil pessoas já participaram dos roteiros. A professora Goretti diz que cada um desses participantes já tem uma noção da importância de valorizar o patrimônio histórico do lugar onde mora. “Com o projeto, conseguimos atingir o objetivo da universidade, que é integrar ensino, pesquisa e extensão. O trabalho deste projeto é importante, porque pode representar mudança na mentalidade da sociedade em geral sobre a cidade e seu patrimônio”, conclui.

Em 2016, o projeto conquistou uma importante premiação do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), que reconhece iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do patrimônio cultural. De acordo com a professora Maria Goretti, ao total, mais de sete mil pessoas já participaram dos roteiros. Ela comemora os resultados do projeto. “É bastante prazeroso colher frutos de um trabalho desenvolvido na Universidade, no ensino, pesquisa e extensão e poder compartilhar com toda a sociedade os seus resultados”, completa.

Roteiro Geo-Turístico “Do Complexo do Ver-o-Peso ao Porto” - Edição comemorativa do Dia Nacional do Patrimônio Histórico
Horário: 8h30
Saída do hall de entrada do Terminal Turístico da Estação das Docas (Portão da Avenida Boulevard Castilho França, ao lado do Ver-o-Peso).
Inscrições gratuitas pelo link.

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA