Página inicial > Ultimas Notícias > Eventos sobre Educação, Cultura, Linguagens e Pesquisa ocorrem simultaneamente no Campus da UFPA de Cametá

• Publicado: Terça, 14 de Agosto de 2018, 15h34

Cametá

Em busca de proporcionar uma reflexão sobre questões relacionadas com Educação, Culturas, Linguagens, Relações Étnico-Raciais e Pesquisa na Amazônia, mediante a apresentação dos resultados de pesquisas, serão realizados, simultaneamente, dois eventos no Campus da UFPA do Tocantins/Cametá: o I Colóquio da Linha de Pesquisa Culturas e Linguagens do PPGEDUC e o VI Diálogos Científico do Campus Universitário. Os eventos ocorrem nos dias 30 e 31 de agosto de 2018.

A realização se destaca como uma oportunidade para a apresentação dos resultados de pesquisas por parte das faculdades e da pós-graduação do Campus Universitário do Tocantins, no sentido de se discutir qual o papel da Educação diante do tema e incentivar a produção e publicação de estudos acadêmicos, científicos e documentais que possam expressar debates e reflexões acerca das referidas temáticas.

A coordenadora do Centro de Pesquisa do Campus, professora Celeste Pinto, ressalta a perspectiva de fortalecimento do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura, em busca de um curso de doutorado no Campus Universitário. Por conta disso, a importância de se fomentar debates científicos na condução do campo teórico e metodológico das investigações nas áreas do conhecimento.

“Além da preocupação de se estabelecer melhor conexão entre os alunos dos cursos de Graduação e Pós-Graduação, estamos lidando com a ausência de apoio financeiro para custear os eventos, o que está limitando a vinda de professores convidados, daí se adotar a estratégia da realização de eventos simultâneos”, explica a professora.

PPGEDUC - O I Colóquio da Linha de Pesquisa Culturas e Linguagens do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) - Educação, Culturas, Linguagens, Relações Étnico-Raciais e Pesquisa na Amazônia será realizado com base em estudos produzidos pelas pesquisas dos alunos da 5ª Turma do Programa de Pós-Graduação e pelas discussões geradas nas atividades das disciplinas Educação Brasileira e Seminário de Dissertação I.

Além disso, o colóquio vai apresentar a produção científica dos alunos da 5ª Turma do Curso de Mestrado em Educação e Cultura, assim como as dissertações já concluídas no Programa do Programa de Pós-Graduação.

Programação – No primeiro dia de evento, 30 de agosto, ocorrem a conferência de abertura “Cultura e Natureza - a história oral numa perspectiva sistêmica do conhecimento”, as mesas-redondas “Educação, práticas culturais e diversidade” e “Educação, culturas, linguagens e pesquisa palestrantes” e atividade cultural.

No dia 31, serão realizadas as apresentações dos Grupos de Trabalho, as mesas-redondas “Culturas, histórias, movimentos sociais e diversidades afro-indígena” e “Linguagem, sociedade e história”, a conferência de encerramento “Cultura, saberes e práticas alimentares quilombola”, e atividade cultural.

Inscrições - Em razão do caráter interdisciplinar e de extensão, os eventos são voltados a toda a comunidade acadêmica, especialmente para os cursos de História, Letras, Pedagogia, Educação do Campo, entre outros. Assim como para professores de Educação Básica e Ensino Fundamental, além de integrantes de movimentos sociais.

Os interessados podem buscar informações e realizar inscrições na Coordenação do PPGEDUC e na Coordenação do Centro de Pesquisa do CUNTINS/Cametá-PA.

Colóquio Culturas e Linguagens PPGEDUC e VI Diálogos Científico do Campus Universitário
Data: 30 e 31 de agosto de 2018
Local: Campus Universitário do Tocantins/UFPA-Cametá