Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA sedia Encontros de Biologia no mês de setembro

UFPA sedia Encontros de Biologia no mês de setembro

• Publicado: Terça, 14 de Agosto de 2018, 15h55

Erebio

Entre os dias 3 e 6 de setembro, o Campus do Guamá da Universidade Federal do Pará sediará o VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBio) e o I Encontro Regional de Ensino de Biologia–Norte (EREBio), uma realização da Diretoria Executiva Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) e da Diretoria Regional 6 (Norte) da entidade. O encontro busca reunir profissionais da Educação interessados em discutir os caminhos da pesquisa e do ensino da Biologia no Brasil e no mundo.

ENEBio na Região Norte– A professora Silvia Nogueira Chaves reconhece que a localização favorece a presença de profissionais do Norte. Ela revela que foram pouco mais de 100 os representantes da região na última edição do ENEBio, ocorrida em Maringá/PR, no ano de 2016. Para esta edição, que ocorrerá em conjunto com o I Encontro Regional de Ensino de Biologia, já são em torno de 1000 inscrições confirmadas e, destas, cerca de 40% da Região Norte.

“Não é por falta de interesse de participar de eventos dessa natureza. Os professores não possuem condições de se deslocar. Há, sim, uma demanda formativa sufocada. Portanto um evento dessa magnitude traz um impacto muito grande para a nossa região. Esperamos que o evento tenha uma profunda influência na formação dos professores, especialmente do Pará”, declara Silvia Nogueira.

Temática – Com o tema “O que a vida tem a ensinar para o ensino de Biologia?”, o encontro se apresenta como uma oportunidade para que professores e alunos revejam suas formas de enxergar a Biologia. Silvia Nogueira crítica a maneira como as escolas homogeneízam diversos aspectos, sendo que, naturalmente, a própria vida se apresenta tão plural.

“Cremos que o ensino biológico está muito apartado da vida. Existe sempre uma tentativa de padronização, seja do funcionamento do corpo, da anatomia, da sexualidade, entre outras. A genética mostra que a interação com o meio modifica inclusive os fatores genéticos. É na interação que crescemos, modificamos e criamos. A vida é extremamente criativa e a escola tem sido muito repetitiva. Há uma série de lições que a vida pode dar e que o ensino de Biologia deve captar.”

Visita ao Planetário – Os participantes do ENEBio terão a oportunidade de fazer uma visita e assistir a uma sessão da cúpula do Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP). Além disso, poderão conhecer os diversos projetos e as atividades de Educação em Ciência desenvolvidas no espaço. A professora conta que o local abriga muitos projetos nas áreas de ensino de Biologia, Química, Física e Geociências.

O que esperar? – O evento disponibilizará aos professores da educação básica o que há de mais moderno dentro da pesquisa e das práticas do ensino de Biologia. Aliás, o ENEBio 2018 se apresenta como um evento riquíssimo em termos culturais, seja pela diversidade dos trabalhos inscritos, seja pela discussão entre Biologia e Cultura.

A conferência de abertura contará com a presença do artista plástico Walmor Corrêa, que envolve em suas obras o real e o imaginário, a arte e a ciência. Tópicos tradicionalmente vistos como contraditórios. Silvia Nogueira conta que um dos eixos para a inscrição de trabalhos é o ensino de Biologia, Cultura e Arte, e no evento, além de Walmor Corrêa, estarão presentes professores de Biologia envolvidos com o campo artístico.

“É um momento de interação entre os professores e de importância para os estudantes que não conhecem essa área. Em geral, eles pensam que pesquisar em Biologia é pesquisar em Botânica, em Zoologia, Genética. Há uma área enorme chamada ensino de Biologia que ainda é desconhecido dentro do próprio Instituto de Ciências Biológicas”, complementa.

VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBio)
Local: Campus Guamá, UFPA.
Data: entre 3 e 6 de setembro.
Acesse a programação aqui.
Para mais informações, acesse o site do evento.

Texto: Andre Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação