Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário em Altamira discute Educação e desenvolvimento na Transxingu

Seminário em Altamira discute Educação e desenvolvimento na Transxingu

• Publicado: Quinta, 16 de Agosto de 2018, 16h43

Campus da UFPA de Altamira Foto Mácio Ferreira 13

Na próxima terça-feira, 21 de agosto, a Campus de Altamira da UFPSA irá promover o II Seminário de Educação Superior e Desenvolvimento Social no Território da Transxingu, a fim de debater o projeto de criação da Universidade Federal do Xingu (UFX), em pauta no Congresso Nacional. O evento ocorre a partir das 8h, no Centro de Convenções de Altamira.

O Seminário visa instituir um espaço de debate e de construção coletiva sobre a expansão do Ensino Superior no território da Transxingu, ao ampliar a articulação com os diversos setores sociais, tendo em vista o desenvolvimento social dessa região e a proposta de criação da Universidade Federal do Xingu (UFX). Além disso, pretende-se discutir a temática na Câmara Técnica 8 do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRSX) e criar o comitê Pró-UFX.

Segundo o técnico em assuntos educacionais do Campus de Altamira, Francivaldo Mendes, o seminário se faz importante já que a Educação Superior é um instrumento fundamental para o desenvolvimento do território Transxingu. “Espera-se apresentar uma proposta viável de criação de uma universidade multicampi, com as características de seu povo e do seu território. Do mesmo modo, pretende-se oportunizar um amplo debate com a população de Altamira e dos municípios vizinhos acerca das perspectivas e desafios para o Ensino Superior nessa região”, conclui Francivaldo Mendes.

Programação – às 8h será realizada a mesa de abertura, com a participação do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, de representantes do Ministério da Educação (MEC), da Associação Consórcio Belo Monte (ACBM), da Sociedade Civil, do PDRSX, da AMUT, do Diretório. Acadêmico, e representantes locais da UFPA, UEPA e do IFPA.

Às 9h30 ocorre a mesa-redonda “A expansão do ensino superior público: desafios e perspectivas para o desenvolvimento na Amazônia”, a qual terá participação do reitor Emmanuel Tourinho, do reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Maurílio de Abreu Monteiro; da coordenadora do Campus Altamira da UFPA, Maria Ivonete Coutinho da Silva; e da professora Roberta Santana de Araújo (doutora em Educação).

Os Grupos de Trabalho serão formados às 11h30, com o tema “Propostas e debate sobre a criação da Universidade Federal do Xingu (UFX): que universidade queremos?”. A mesa de encerramento será às 17h.

Inscrições – O evento é aberto a toda comunidade acadêmica, comunidade em geral do município de Altamira e da área de abrangência do Campus.

Para a mesa de abertura e a mesa acadêmica não é necessária inscrição. Para os Grupos de Trabalho as inscrições serão realizadas durante o seminário.

Data: 21 de agosto de 2018
Local: Centro de Convenções e Curso de Altamira End: Ac. Dois, 530