Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA orienta Pessoas com Deficiência sobre o ingresso na Universidade

UFPA orienta Pessoas com Deficiência sobre o ingresso na Universidade

• Publicado: Quinta, 16 de Agosto de 2018, 15h23

05 03 15 Acessibilidade Adolfo Lemos 13

Com o objetivo de orientar as Pessoas com Deficiência (PcDs) sobre o ingresso na Universidade, foi realizada, nesta terça-feira, 14, o evento “Orientação Profissional para Estudantes com Deficiência – Um Futuro de Possibilidades”. A programação é uma iniciativa da Coordenadoria de Acessibilidade (CoAcess) da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEst) da UFPA.

14.08.2018 Orientação Profissional Nayana Batista 5O evento contou com a presença do vice-reitor da UFPA, Gilmar Silva, do superintendente de Assistência Estudantil, professor José Maia Bezerra, da coordenadora de Acessibilidade, professora Arlete Marinho, da representante da Associação dos Discentes com Deficiência da UFPA, Siblya Gomes, e da representante da Coordenação de Educação Especial do Estado do Pará, Rosilene Mesquita. Além da participação de Pessoas com Deficiência que estudam na UFPA ou têm interesse em ingressar na Universidade futuramente.

14.08.2018 Orientação Profissional Nayana Batista 4O vice-reitor, Gilmar Silva, ressaltou o compromisso da atual gestão em avançar, ainda mais, na inclusão. “A gente tem feito um esforço muito grande para dar visibilidade às pessoas com deficiência, pois isso reforça o nosso papel de tornar a sociedade mais humana e mais justa. A sociedade só será mais humana e mais justa à medida que nós tivermos a capacidade de cada dia mais incluir uns aos outros nas ações”, afirma.

O professor José Maia Bezerra, superintendente de Assistência Estudantil, também falou sobre as dificuldades e os avanços de trabalhar a inclusão na sociedade, mas frisou a importância da presença dos alunos com deficiência no Ensino Superior. “A UFPA é a maior universidade do Norte e está entre as maiores do Brasil, mas ela será pequena sem vocês, porque é cada um de vocês que faz essa universidade ser grande”, pondera.

Orientação profissional - A coordenadora de Acessibilidade, professora Arlete Marinho, destacou a importância da realização do evento de orientação vocacional, lembrando que a UFPA é a universidade do Norte com o maior número de PCDs matriculadas. “Uma barreira para o ingresso e a permanência desses alunos é a falta de informação. Por isso pensamos em instruir e orientar os alunos que querem entrar na Instituição”, completa.

No evento, alunos de cada área do conhecimento compartilharam suas experiências para orientar os participantes sobre os cursos. Oberdan Lameira, estudante do Ensino Médio, tem uma certeza: quer estudar na UFPA. Ele ainda está em dúvida sobre qual curso fazer e aproveitou a orientação vocacional para se informar melhor. “O acesso à Universidade é muito importante e um evento como este é importante para sabermos mais sobre o curso que vamos escolher aqui”, diz.

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Arquivo Ascom e Nayana Batista