Página inicial > Ultimas Notícias > II Colóquio da Linha Formação de Professores é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação

• Publicado: Quinta, 16 de Agosto de 2018, 15h34

Colóquio Formação docente

Eles são mais de 65 mil em todo o Pará, apenas na Educação Básica da rede pública, e, no momento, há pelo menos 300 futuros pedagogos sendo formados pelo Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (ICED/UFPA). Nos dias 23 e 24 de agosto, temáticas diversas ligadas à formação de professores, a trabalho docente, a teorias e práticas educacionais estarão em debate no evento que está com inscrições abertas para professores, estudantes, pesquisadores e público geral interessado na área da Educação.

O II Colóquio da Linha Formação de Professores, Trabalho Docente e Teorias e Práticas Educacionais deve receber em torno de uma centena de pessoas e será realizado no auditório do ICED (Anexo B). Trata-se de promoção do Programa de Pós-Graduação em Educação (ICED) da UFPA.

“O evento é uma importante troca entre as pesquisas produzidas aqui e as produzidas nacionalmente sobre a formação de professores, o trabalho docente e as teorias e práticas educacionais, que são três vertentes diferenciadas, mas se entrecruzam”, explica Benedito Ferreira, coordenador da linha e do evento.

De dentro e fora da UFPA - Além de pesquisadores e estudantes da área de Educação vinculados à temática da formação de professores, a organização do colóquio convida também professores da Educação Básica, gestores, lideranças e movimentos sociais diversos a participar da variada programação.

Eles “acrescentam as experiências e vivências. É um diálogo que nos ajuda a compreender melhor os problemas e as dificuldades que são vivenciados nas escolas”, defende o pesquisador Benedito Ferreira.

Por outro lado, para quem está na escola, participar do Colóquio pode ajudar a repensar a forma de lidar com várias questões que têm impacto direto no cotidiano escolar, por exemplo, “como as avaliações em larga escala da Educação Básica têm impacto sobre o dia a dia dos profissionais? Os relatos dos profissionais, às vezes, nos fornecem riquíssimos relatos – às vezes dramáticos – desta realidade”, indica o pesquisador da UFPA.

Em defesa da educação pública e de qualidade - Este ano, o tema do colóquio é “A Formação de professores no contexto das políticas neoliberais” e foi escolhido pela forte atualidade da temática. “O tema é importante, pois a Educação Pública tem sido fortemente atacada pelas políticas oficiais, que têm atingido agressivamente vários outros setores, como saúde e assistência, ligados a direitos fundamentais da sociedade”, aponta Benedito Ferreira.

O evento também procura fomentar os debates ligados à linha de pesquisa, socializar com a comunidade as produções científicas da UFPA e avaliar o estágio atual da produção científica e das temáticas de pesquisas priorizadas.

Pós-graduação - A Linha Formação de Professores, Trabalho Docente  e Teorias e Práticas Educacionais é uma das mais disputadas na seleção anual do PPGED e costuma atrair mais de 300 inscritos para as vagas ofertadas. Para 2019, o edital de seleção do PPGED disponibilizará 15 vagas para a linha de Formação de Professores, 13 para a de Políticas Públicas, e 21 para a de Educação, Cultura e Sociedade. O edital está disponível aqui e as inscrições ocorrem de 20 de agosto a 20 de setembro.

Atualmente, a Linha Formação de Professores, Trabalho Docente Teorias e Práticas Educacionais é constituída por dez professores e 32 discentes (32 de mestrado e 26 de doutorado). Essa linha de pesquisa se volta ao desenvolvimento de estudos e às investigações que problematizem os processos de formação e trabalho docente em face das recorrentes demandas de mudanças visando à qualificação da ação educativa em instituições escolares.

II Colóquio da Linha Formação de Professores, Trabalho Docente Teorias e Práticas Educacionais
De 23 a 24 de agosto, no auditório do ICED, localizado no anexo B.
Confira aqui a programação do evento.
Inscrições gratuitas e on-line aqui.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA