Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Música da UFPA promove a III Mostra de Violoncelos do Pará

Escola de Música da UFPA promove a III Mostra de Violoncelos do Pará

• Publicado: Sexta, 17 de Agosto de 2018, 15h05

Banner IIIMVP

A partir desta sexta-feira, 17 de agosto, até o dia 2 de setembro, a Escola de Música da UFPA promove a III Mostra de Violoncelos do Pará. A cada edição, o evento consolida sua importância no cenário artístico-cultural paraense, promovendo palestras e master class para estudantes e profissionais, além de concertos gratuitos para toda a comunidade, em espaços como o auditório da EMUFPA, a sala de concertos do Arte Doce Hall, a sala Ettori Bósio, o Teatro do Museu do Estado do Pará, o Museu da UFPA e a capela do São José Liberto.

Com carreiras consolidadas como concertistas e professores em festivais internacionais, os renomados violoncelistas Antônio Del Claro, Diego Carneiro e Fábio Presgrave ministram a master class e as palestras. A III Mostra conta, também, com a participação dos violoncelistas Kalyne Valente e Bruno Valente, além da colaboração dos professores da EMUFPA Adriana Azulay (piano), André Gaby (piano), Miguel Campos Neto (regência) e Rodrigo Santana (viola).

A Orquestra Sinfônica Paulo Keuffer, a Orquestra Jovem Vale Música, a UFPA Cello Ensamble, o Ver-o-Cello e o Quarteto de cordas da EMUFPA também fazem parte da programação, além de um grupo de violoncelos que será formado durante a realização do evento.

Parcerias - Nesta edição, a Mostra conta com o apoio de duas importantes escolas de música da região, a Fundação Amazônica de Música (FAM) e o Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). "Além da cessão de espaços e dos empréstimos de materiais, a parceria dá um peso maior ao evento, reforça a ligação entre as três instituições e possibilita uma interação muito positiva entre os alunos", destaca o professor Cristian Brandão, coordenador geral do evento.

Vale ressaltar, também, o apoio da Aliança Francesa de Belém. O concerto "Cello Francês", em homenagem aos compositores franceses - Barrière a Debussy, contará com a presença do cônsul Sérgio Galvão e da diretora da AF de Belém, Maiwenn Le Nedellec. O luthier paulista André Amaral também se tornou parceiro da III Mostra, por meio da valiosa doação de um arco de violoncelo, em benefício da aluna Valquíria Miranda (Curso Livre da EMUFPA), a qual se apresentará no concerto do dia 25 de agosto, sob a regência do maestro Antônio Del Claro.

A III Mostra de Violoncelos do Pará também recebe apoio do Museu da UFPA, do Espaço Cultural São José Liberto, do Museu do Estado do Pará, do Museu Emilio Goeldi e da Doceria Doce de Ver. O evento foi um dos vencedores do "VI Prêmio Proex", promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFPA, em 2017.

III Mostra de Violoncelos do Pará
Período: 17/08 a 02/09 de 2018
Locais: Auditório da EMUFPA, Sala de concertos do Arte Doce Hall, Sala Ettori Bósio, Teatro do Museu do Estado do Pará, Museu da UFPA e Capela do São José Liberto.
Mais informações no site do evento

Texto: Divulgação Escola de Música da UFPA