Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições gratuitas abertas para o II Dia da Alfabetização da UFPA

Inscrições gratuitas abertas para o II Dia da Alfabetização da UFPA

• Publicado: Sexta, 17 de Agosto de 2018, 20h55

alfabetizacaoUFPA

Uma viagem para terras distantes, de graça e sem sair de casa. Se a leitura é um portal para outros tempos, mundos, dimensões, contextos e lugares, aprender a ler é o passaporte necessário para essa viagem. No próximo dia 31 de agosto, a leitura e a alfabetização serão os focos do II Dia da Alfabetização da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento está com inscrições abertas e a participação é gratuita.

“Alfabetizar é inserir o sujeito no mundo da cultura escrita. Logo é formar leitores e escritores. A formação de um leitor inicia-se na infância e estende-se ao Ensino Básico, no contato da criança com a literatura infantil e juvenil, e os professores são os profissionais que desenvolvem o processo de alfabetização e de formação de leitores”, explica a professora Elizabeth Orofino Lúcio, docente da cadeira de Teoria e Prática da Alfabetização do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da UFPA e organizadora do evento.

Podem participar da programação docentes do ensino superior, docentes do ensino básico, técnicos educacionais, coordenadores, supervisores, gestores, pesquisadores, entidades governamentais, não governamentais e pessoas físicas, gestores públicos, profissionais de bibliotecas públicas e comunitárias e quem estiver interessado na pauta do II Dia da Alfabetização da UFPA. O evento é alusivo ao Dia da Alfabetização, celebrado em 8 de setembro.

De acordo com a pesquisadora do IEMCI/UFPA, a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE) é uma conquista de todos que lutam para que o livro e a leitura cheguem todos os dias para novos leitores. Mas “temos muito trabalho para fazer da Região Norte uma região  de leitores, pois esta é marcada pelo analfabetismo e pela ausência de bibliotecas, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Precisamos refletir sobre biblioteca escolar e a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e seus limites e possibilidades na formação do leitor. Como já dizia nosso Bartolomeu Campos de Queirós, ‘cada livro literário me alfabetiza’.”

Programação – O II Dia da Alfabetização da UFPA terá duas mesas temáticas. Pela manhã, o debate será sobre “Mais Alfabetização e BNCC: E agora, professor? Precisamos falar disso!”. A mesa será composta pela equipe da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec), responsáveis pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e pelo Programa Mais Alfabetização.

À tarde, a mesa “‘Di rocha’:  leituras da ‘Lei Castilho’ entre livros, literatura, leitura e bibliotecas” dialoga sobre a PNLE, conhecida como Lei Castilho, que institui uma estratégia para promover o livro, a leitura, a escrita, a literatura e as bibliotecas de acesso público no Brasil. O debate é para discutir os próximos passos necessários. Agora que o texto foi sancionado, é preciso debater o tema.

Convidados – O evento conta com a participação de José Castilho Marques Netto, ex-secretário do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL); Guilherme Relvas, diretor do Livro e Leitura do Ministério da Cultura (MinC); Volnei Canônica, diretor do Centro de Leitura Quindim, colunista do Publish News, ex-secretário do Ministério da Cultura; Raquel Menezes, presidente da Liga Brasileira de Editoras (Libre);  e ainda com Giselle Arouck, diretora de Informação e Bibliotecas Públicas do Pará; Arilene Piedade, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Siebe); Georgete Albuquerque, coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube); e com o professor Raimundo José Rodrigues de Oliveira, do Espaço Cultural Nossa Biblioteca.

Para a pesquisadora Elizabeth Orofino, a ligação entre o II Dia da Alfabetização e os trabalhos permanentes dos projetos e princípios do “Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita Flor do Grão Pará”, por meio do qual docentes da Universidade e da escola básica “encontram-se em posição simétrica e debatem temas, consolida o espaço universitário como celeiro de debates e de construção da horizontalidade em um processo educacional autoral”, aponta.

II Dia da Alfabetização da UFPA
Realização: 31 de agosto no Centro de Evento Benedito Nunes (CEBN), das 10h às 18h.
Inscrições gratuitas e on-line aqui.
Há emissão de certificados.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google