Página inicial > Ultimas Notícias > Propesp divulga novo resultado do Pibic com bolsas adicionais

Propesp divulga novo resultado do Pibic com bolsas adicionais

• Publicado: Segunda, 20 de Agosto de 2018, 14h36

PIBIC UFPA 746X423

Pesquisadores da UFPA que orientam discentes do Programa de Iniciação Científica devem consultar o novo resultado do Edital Pibic, publicado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP). O resultado acrescenta 129 bolsas para atender, com uma segunda bolsa, mais pesquisadores que haviam sido atendidos com bolsa no resultado anteriormente divulgado. As bolsas virão dos subprogramas Pibic/UFPA, Pibic/Fapespa e Pibic/Total.

Segundo o pró-reitor da PROPESP, Rômulo Angélica, a concessão adicional é necessária para dar suporte à expansão da demanda por bolsas. “Em 2018, tivemos um aumento de 20% no número de docentes contemplados com as bolsas do Pibic, o que acompanha a expansão no número de solicitantes. Com a nova concessão, conseguiremos, ainda, atender melhor aos docentes com maior pontuação, o que demonstra que estamos preocupados também com a qualidade na expansão do programa”, afirma o pró-reitor.

O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, destacou a importância do crescimento do Pibic na UFPA, mesmo em um momento de crise financeira. “Estamos fazendo um esforço para dar sustentação à ampliação da nossa base de pesquisa, algo que é fundamental para o futuro da UFPA. Vamos garantir o pagamento das bolsas com recursos da Instituição, caso atrase o repasse dos nossos parceiros no Programa Pibic. Com isso, estamos sinalizando para a comunidade o valor que atribuímos ao trabalho de todos os que se dedicam ao Pibic”, completou o reitor.

Novas concessões - Na distribuição das novas cotas, serão destinadas bolsas do subprograma Pibic/Total aos pesquisadores do Instituto de Tecnologia (ITEC) e do Instituto de Geociências (IG). Para pesquisadores das demais unidades, serão destinadas bolsas dos subprogramas Pibic/UFPA e Pibic/Fapespa.

A Propesp alerta para o fato de que os bolsistas do subprograma Pibic/Fapespa serão atendidos com bolsas da UFPA até que a Fapespa transfira para a Instituição os recursos do subprograma Pibic/Fapespa. Uma vez recebidos esses valores, os discentes passarão a receber as bolsas da Fapespa e deverão assinar os documentos correspondentes.

Cadastro - Para que as cotas novas sejam implementadas, é necessário que os pesquisadores acessem o sistema SIGAA a fim de indicar os alunos que receberão as bolsas. O SIGAA estará disponível aos pesquisadores para o cadastro de bolsistas no período de 1ª a 10 de setembro de 2018. O manual contendo as instruções para a indicação dos bolsistas no SIGAA encontra-se disponível na página eletrônica da PROPESP.

Texto: Divulgação Propesp