Página inicial > Ultimas Notícias > Restaurante Universitário do Campus Básico passa a oferecer atendimento Self Service

• Publicado: Segunda, 20 de Agosto de 2018, 15h29

20.08.2018 Novo Sistema do RU Básico Foto Alexandre de Moraes site4

O Restaurante Universitário do Campus Básico da UFPA, em Belém, está com nova modalidade para servir as refeições. A partir de agora, em uma bancada em formato de ilha, ficarão disponíveis para self service o arroz e o feijão. Já o acompanhamento e a proteína permanecem sendo servidos nas bandejas pelos funcionários do RU. O objetivo da mudança é reduzir o tempo de espera dos usuários na fila e evitar o desperdício de alimentos.

20.08.2018 Novo Sistema do RU Básico Foto Alexandre de Moraes site2 373x212O novo serviço foi iniciado nesta segunda-feira, dia 20 de agosto, com pouca movimentação, em virtude do período de recesso na Universidade. Mas a expectativa é de que, na volta às aulas, a nova modalidade de atendimento possa dinamizar o fluxo de usuários e otimizar a vida acadêmica do aluno.

Segundo o superintendente da Assistência Estudantil (SAEst), professor José Maia Bezerra Neto, muitas universidades federais brasileiras já adotam o serviço de self service em seus restaurantes, e o resultado tem sido a redução no tempo de espera do aluno. “Esta era uma preocupação do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, de diminuir a fila de espera dos estudantes no RU, e nesse sentido, além de outros movimentos que temos feito, nós passamos a adotar, por recomendação do próprio reitor, o serviço de self service de arroz e feijão”, disse.

20.08.2018 Novo Sistema do RU Básico Foto Alexandre de Moraes site3 373x212As adaptações no RU do Campus Básico foram realizadas durante o recesso da UFPA. Além da implantação do novo serviço, o restaurante também passou por mudanças na organização do fluxo de movimentação dos usuários. “Para que esse fluxo de pessoas no self service não cruzasse com o da entrega das bandejas, nós criamos um novo corredor e uma nova saída do refeitório para os usuários”, explica a diretora do RU, Mary Barros.

A nova modalidade de atendimento ao usuário do RU também prevê a diminuição no desperdício de alimentos. De acordo com Mary Barros, a ideia é que as pessoas coloquem na bandeja apenas a quantidade que irão consumir. Para verificar esse processo de descarte, a equipe de nutrição do Restaurante realizará a pesagem da sobra de alimentos.

O estudante de Psicologia da UFPA Igor Guimarães disse que gostou do novo sistema de atendimento do RU para os estudantes e aposta na redução do desperdício. “Eu acredito que, dessa forma, o aluno vai poder dosar a quantidade que ele vai querer de arroz e feijão, evitando o desperdício. Acho que é uma boa iniciativa, mas vale a consciência de cada um de colocar na bandeja apenas o que vai consumir.”

20.08.2018 Novo Sistema do RU Básico Foto Alexandre de Moraes site5 373x212O sistema de Self Service no RU do Campos Básico funcionará apenas no horário do almoço, em virtude da demanda de alunos ser maior. No RU do Campus Profissional, permanecerá a mesma modalidade de atendimento, com as refeições sendo servidas pelos funcionários do Restaurante.

O superintendente da SAEst, José Maia Neto, explica que as mudanças também ocorreram no sistema de atendimento do RU do Profissional, mas de forma diferente. Lá, para reduzir o tempo de espera na fila, havia a necessidade de ampliação do espaço físico e de aquisição de novas mesas e cadeiras para o refeitório. “No RU do Profissional, o problema do tempo de espera na fila era em função da falta de lugar, ou seja, o aluno, muitas vezes, tinha que aguardar o colega desocupar a 20.08.2018 Novo Sistema do RU Básico Foto Alexandre de Moraes site6 373x212mesa para poder sentar e almoçar. Nesse sentido, nós aumentamos a capacidade do refeitório, duplicando o número de mesas e cadeiras.”

RU Informatizado - Até o final de 2018, será implantado o sistema de informatização no RU. As instalações estão sendo preparadas para receber as catracas, em que os usuários passarão a utilizar cartão digital para pagamento das refeições. O sistema visa à agilidade no atendimento e à facilidade para recarregar o cartão via internet.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes