Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo e Epistemologia será lançado nesta terça-feira, 21

• Publicado: Segunda, 20 de Agosto de 2018, 15h16

LOGO GEPECAMPO

O campus da UFPA agora conta com mais um grupo de pesquisa: o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo e Epistemologia (GEPECAMPO). O objetivo do grupo é pesquisar a Educação do Campo no Marajó, além da realização de oficinas, seminários, eventos, encontros e publicações visando ao fortalecimento e à melhoria da qualidade da Educação na região. A cerimônia de lançamento será nesta terça-feira, 21, às 18h30, no Auditório Dalcídio Jurandir.

O professor Natamias Lima, coordenador do grupo, explica que, na região do Marajó, a realização de pesquisas científicas ainda está começando e precisa ser fortalecida, por isso o grupo foi criado. “O motivo da criação do grupo foi exatamente para se tornar um espaço de estudos e pesquisas a partir do Marajó, sem esquecer questões mais amplas e, assim, contribuir com a realização de pesquisas com base nesse contexto”, completa.

Segundo o professor, o grupo é importante, pois poderá servir como base para a implementação de políticas públicas para a melhoria da Educação na área. “O grupo pretende traçar um mosaico da realidade educacional, que estará à disposição da sociedade para auxiliar possíveis ações, como implementação de políticas públicas, produção de conhecimento, publicações, inserção de professores, pesquisadores, graduandos na realidade concreta desse espaço”, reforça o professor Natamias Lima.

O grupo vai pesquisar temas relacionados com a educação do campo, como a educação de jovens e adultos do campo, educação escolar e diversidade no campo, educação especial, diversidade étnico-racial e religiosa, gênero, trabalho no campo, currículo, docência e formação de professores do campo. Podem participar alunos, professores e outros interessados no assunto. Para participar, é preciso procurar a liderança do grupo.

Cerimônia de lançamento do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo e Epistemologia (GEPECAMPO)
Local: Auditório Dalcídio Jurandir - UFPA Campus de Breves.

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA