Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo da Educação Básica promove Seminário em Castanhal

• Publicado: Segunda, 20 de Agosto de 2018, 15h45

Campus de Castanhal Foto Mácio Ferreira 6

Na quinta-feira, 23 de agosto, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo da Educação Básica realizará, na UFPA/Campus de Castanhal, o I Seminário sobre Currículo. O evento visa debater questões teóricas, políticas e práticas de Educação em tempo integral, dando ênfase à questão curricular. As inscrições estão abertas.

O Grupo é vinculado à Faculdade de Pedagogia da UFPA, Campus de Castanhal, sob a coordenação do professor Madison Rocha Ribeiro. Dentro da temática “Currículo na perspectiva da educação integral/tempo integral”, pretende-se, também, socializar resultados de pesquisas desenvolvidas por professores e alunos sobre programas e projetos de Educação em tempo integral.

As pesquisas científicas que discutem políticas públicas têm se tornado termômetro avaliativo. Segundo o professor Madison Ribeiro, é importante que a comunidade acadêmica conheça os avanços, os limites e as contradições da execução destes programas e projetos em âmbito local, de modo a aperfeiçoá-los.

“A Base Nacional Comum Curricular propõe, como fundamento pedagógico da elaboração de currículos, a Educação Integral, quer seja na perspectiva da escola de tempo integral, quer não. A sociedade precisa, portanto, compreender o que isso significa para poder discutir, planejar e desenvolver esse ideal educativo no âmbito escolar”, conclui o coordenador do Grupo de Estudos.

Programação – O seminário se inicia às 8h, com apresentação cultural, seguida das palestras “Educação Integral/Educação em Tempo Integral: teoria e política pública” (professora Ney Cristina – NEB/PPEB/UFPA) e “O currículo na perspectiva da educação integral e de tempo integral” (professor Madison Ribeiro – FAPED/UFPA/Castanhal).

A partir das 14h, ocorre a mesa-redonda “Pesquisas sobre programas e projetos de educação em tempo integral”, discutindo temas como a "Configuração da Educação em Tempo Integral na rede de escolas municipais de Castanhal" e "Implicações do desenvolvimento das atividades curriculares de Educação em Tempo Integral na aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental em Castanhal/PA", entre outros.

Inscrições – O evento é direcionado aos alunos das licenciaturas, aos profissionais da educação, especialmente professores, coordenadores e gestores da Escola Básica, e a  pesquisadores que discutem a temática do currículo e da educação integral.

As inscrições podem ser realizadas enviando nome, instituição e e-mail para o WhatsApp (91) 980473908 ou para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Será entregue certificado com carga horária de 8h aos participantes, a ser disponibilizado no final do evento ou, posteriormente, por e-mail.

I Seminário sobre Currículo
Data: 23 de agosto de 2018