Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA realiza I Circuito Acadêmico para novo curso ofertado no Campus de Abaetetuba

• Publicado: Terça, 21 de Agosto de 2018, 15h44

UFPA CampusAbaetetuba 221007 Íris Jatene1

O curso de Tecnologia em Agroecologia é a nova graduação ofertada pelo Campus de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará. Por isso se inicia, no dia 23 de agosto, o I Circuito Acadêmico para o lançamento do novo curso. O evento será realizado no Auditório Central do Campus de Abaetetuba, das 8h às 12h, e será aberto ao público em geral.

Para a acolhida dos calouros da primeira turma de Tecnologia em Agroecologia, foi convidado o presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), o professor doutor Romier da Paixão Sousa (IFPA), que ministrará a palestra "A Agroecologia e a Educação Superior: experiências para a construção do futuro".

“A programação tem por finalidade expor alguns conceitos e experiências sobre Agroecologia no Brasil e no mundo, com um pesquisador renomado na área, bem como estimular a interação entre calouros e representantes do poder público, extensionistas, integrantes dos movimentos sociais, além de estudantes e professores de outros cursos e comunidade em geral”, explica o coordenador do curso recém-criado, professor Livio Claudino.

Durante a programação, também serão ministradas oficinas exclusivamente para os calouros, com o objetivo de prepará-los para o semestre letivo. Segundo o coordenador do curso, os professores prepararam oficinas de aprendizagem de matérias específicas, com objetivo de superar as dificuldades e limitações que muitos alunos possuem ao chegarem à universidade e se depararem com conceitos já esquecidos ou que não foram bem trabalhados durante os anos anteriores de formação.

“A ideia é oferecer, a cada início de semestre, oficinas preparatórias para os conceitos que serão abordados ao longo de cada um dos semestres, especialmente nas matérias básicas, como Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química e Biologia, que serão muito utilizadas ao longo de toda a formação”, afirma o professor.

Sobre o curso - O novo curso do Campus de Abaetetuba será ofertado pela Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (Fadecam) e tem como objetivo formar tecnólogos em Agroecologia com competências para dialogar, planejar, executar, avaliar e otimizar as atividades agropecuárias, com base em critérios agroecológicos, especialmente em sistemas de produção de base familiar.

A implementação do curso trata de uma proposta de formação em busca da superação dos problemas sociais, ecológicos, econômicos e culturais provocados pelas formas de produção agropecuária que degradam o meio ambiente, ampliam as desigualdades socioeconômicas e impõem hábitos alimentares e de vida que priorizam o consumo de alimentos que requerem para a sua produção e conservação altas doses de compostos químicos, muitas vezes nocivos à saúde dos seres vivos.

“Esse curso visa atender a uma demanda dos movimentos sociais, dos agricultores familiares e da sociedade civil que, de uma maneira geral, buscam alternativas técnicas para implantar sistemas de produção social, ambiental e economicamente sustentável, mas encontram dificuldades de orientações por parte dos técnicos que compõem os quadros das instituições de assistência técnica e extensão rural disponíveis atualmente”, esclarece o professor Livio Claudino.

I Circuito Acadêmico do curso de Tecnologia em Agroecologia da UFPA
Data: 23 a 31 de agosto
Local: Auditório Central do Campus Universitário de Abaetetuba
Evento aberto ao público nos dias 23 e 24 de agosto
Confira aqui a programação completa.

Texto: Matheus Luz - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Arquivo/Ascom (Iris Jatene)