Página inicial > Ultimas Notícias > PPG em Sociologia e Antropologia da UFPA oferta disciplinas para alunos de outras Instituições de Ensino

• Publicado: Quinta, 23 de Agosto de 2018, 14h59

IFCH FOTO ALEXANDRE MORAES

As atuais e diversas questões culturais, sociais, econômicas e políticas do Brasil e da América Latina serão objeto de reflexões nas cinco disciplinas optativas que o  Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFPA (PPGSA) está ofertando para este segundo semestre. Até a próxima segunda-feira, dia 27, além dos alunos já vinculados ao programa, outros alunos de pós-graduação da UFPA e de outras Instituições de Ensino Superior têm a oportunidade de se inscreverem para participar das aulas.

Os detalhes sobre as inscrições podem ser obtidas no site do Programa  ou na Secretaria do Programa (altos do prédio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas). “A proposta do PPGSA é ampliar nossas discussões e formação acadêmica com outros programas de pós. Assim, esperamos receber alunos de outras IES, como a UEPA e também de outros campi da UFPA”, informa a  professora Edila Mourão, coordenadora do Programa.

Disciplinas – “Trabalho e desigualdades sociais na América Latina” é uma das disciplinas que  pretende analisar o processo de desconstrução do mundo do trabalho e a nova morfologia do trabalho na América Latina, com análises sobre a  precarização do trabalho, a reforma trabalhista, direitos sociais e as desigualdades sociais. Já “Etnologia e Religião” vai discutir o panorama das teorias étnicas e seus aspectos concernentes à religião, investigando as concepções de religião e das relações biossociais de grupos étnicos específicos, a partir de obras clássicas e atuais.

Conhecimento Crítico - Uma crítica baseada na indagação: como as temáticas afro-brasileira e indígena aparecem no livro didático? É a proposta da disciplina “Histórias  Indígenas e quilombolas não contadas nos livros didáticos”. Essa disciplina, além de pós-graduandos, também poderá ser cursada por alunos da graduação da UFPA, especialmente indígenas e quilombolas.

“Queremos uma construção coletiva do conhecimento crítico sobre a realidade indígena e quilombola. A História do Brasil é contada numa perspectiva branca, cristã e eurocêntrica em muitos livros didáticos. Daí a importância de se produzir e divulgar outras narrativas para contribuir com uma formação intercultural, antirracista e solidária.  Indígenas e quilombolas têm causas e lutas comuns”, explica o professor Rodrigo Peixoto, que ministrará a disciplina com a professora Denise Machado, ambos do quadro docente do PPGSA.

As desigualdades sociais e a forma como os modelos convencionais de políticas públicas adotados em relação à Amazônia incidem negativamente sobre a sociedade e  sobre os grupos minoritários, e sua natureza serão vistos na disciplina  “Sociologia e Realidade da Amazônia”, com um enfoque crítico sobre  as políticas públicas federais voltadas para o desenvolvimento da Amazônia. A disciplina será ministrada pela socióloga Violeta Loureiro, professora aposentada da UFPA.

Já os modos como manifestações culturais, obras de arte, música, cinema, literatura, pintura etc. são capazes de expor conteúdos sociais específicos das sociedades nas quais são produzidos  serão abordados na disciplina “Teoria Social e Cultura”.

Texto: Divulgação
Foto: Alexandre de Moraes