Página inicial > Ultimas Notícias > CTIC habilita o serviço da rede sem fio UFPA 2.0 no Campus de Soure

CTIC habilita o serviço da rede sem fio UFPA 2.0 no Campus de Soure

• Publicado: Sexta, 24 de Agosto de 2018, 15h51

Campus Soure

Estudantes e servidores do Campus da UFPA do município de Soure, na Ilha do Marajó, já podem ter acesso a um serviço de internet com maior velocidade de transmissão de dados e capacidade de usuários, graças à instalação de novos equipamentos e ao upgrade do link de internet do campus.

O link do campus passou de 20 para 100 Mbps. O aumento foi realizado no último mês de junho e estava em período de homologação pela RNP. A nova velocidade foi oficializada após os testes realizados atenderem aos requisitos básicos.

A rede sem fio homologada pelo CTIC foi instalada no campus e se constitui de três novos rádios, com capacidade para 500 usuários por aparelho. A implantação beneficia diretamente os alunos, que passam a ter maior acesso à internet, estimulando o ensino, a pesquisa e a extensão no campus. Ao todo, mais de mil conexões simultâneas poderão ser realizadas pela nova instrutura de rede sem fio.

Para saber mais sobre a velocidade dos links de internet nos campi da UFPA, acesse aqui.

O coordenador do Campus de Soure, Anderson Maia, relata que "o acesso à rede de internet sem fio vai beneficiar alunos, professores e técnicos. Os alunos poderão utilizar seus computadores pessoais e aparelhos móveis para estudar, pesquisar, colaborar e realizar projetos de aprendizagem. Docentes visitantes poderão utilizar seus computadores pessoais para preparar e ministrar aulas, e o pesquisador visitante poderá acessar as plataformas de artigos científicos de seus aparelhos.”

“A elevação do link para 100MB aumentará a qualidade do trabalho dos servidores administrativos e docentes, possibilitará maior rapidez no uso dos sistemas de informação e das plataformas administrativas e acadêmicas. Esses avanços vão resultar no desenvolvimento dos projetos e trabalhos realizados pela comunidade do Campus de Soure, o que impactará diretamente na diferença que fazemos na sociedade marajoara. Agradecemos a gestão do reitor, Emanuel Tourinho, e do vice-reitor, Gilmar Pereira, e a dedicação do CTIC na implementação desses avanços."

Status da rede UFPA 2.0 nos campi - Atualmente, os campi de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis e Soure já possuem equipamentos instalados e configurados com a solução de rede sem fio, homologada pelo CTIC. Falta apenas o Campus de Tucuruí receber as configurações da rede sem fio para ser disponibilizada para a comunidade acadêmica. Os equipamentos já foram repassados para a Coordenação do campus. Todo esse trabalho foi realizado por meio da parceria entre os campi e o CTIC, contando com o apoio fundamental da Administração Superior, que garantiu investimentos para expansão da rede institucional. Essa ação está diretamente vinculada ao objetivo estratégico estabelecido no PDI da UFPA: “Assegurar a disponibilidade de sistemas essenciais de Tecnologia da Informação”.

As redes são limitadas a pessoas vinculadas à Instituição - Diferente do Campus de Belém, que conta com a rede “UFPA 2.0 - Visitantes”, o acesso à internet nos campi fora da capital não é permitido a qualquer pessoa. A medida foi adotada como uma maneira de garantir segurança à rede de dados e limitar acessos de usuários externos, que não, necessariamente, utilizam a rede para o estudo.

Por isso, em todos os campi, os usuários precisam ter um vínculo institucional com a UFPA para utilizar a rede “UFPA 2.0 - Institucional” ou com outras instituições credenciadas na rede “Eduroam”.

Professores e técnicos-administrativos da UFPA podem utilizar sua conta de e-mail para acesso à rede sem fio "UFPA 2.0 - Institucional". Se houver algum problema com a senha, pode-se utilizar esse tutorial para tentar sanar o problema.

Existe a possibilidade de um servidor de outra universidade nacional ou estrangeira ter acesso à rede sem fio sem burocracia. Basta utilizar suas credenciais de acesso para entrar na rede "Eduroam". Aos alunos que não possuem conta institucional, acesse este manual e aprenda a fazer o seu cadastro.

Após a criação da conta institucional, os usuários poderão utilizar as instruções abaixo para configurar a rede em seus dispositivos (smartphones, notebooks, tablets etc.). A configuração é simples e rápida, sendo necessário realizar apenas uma vez por dispositivo utilizado, e a mobilidade entre as redes é garantida, ou seja, se algum usuário se deslocar para o Campus de Belém ou para qualquer outro campus que tenha as redes sem fio institucionais será conectado, automaticamente, de forma transparente, explica o coordenador de Redes do CTIC, Marcelo Moraes.

Manuais de configuração da rede sem fio
>> Rede sem fio “UFPA 2.0 - Institucional”
>> Rede sem fio “Eduroam” - instruções para acesso

Texto: Divulgação CTIC