Página inicial > Ultimas Notícias > Produtora cultural de estudantes de Comunicação da UFPA participa de imersão do Projeto SaferLab

• Publicado: Sexta, 24 de Agosto de 2018, 15h11

NA CUIA SAFERLABascom 01 01

Formada por estudantes de Comunicação da UFPA, a Produtora Cultural Na Cuia foi selecionada para a segunda etapa do laboratório de ideias SaferLab. A etapa chamada SaferLab On The Road consiste em uma imersão, em que, em um final de semana, os participantes selecionados vão se reunir para discutir os seus projetos, de forma mais aprofundada. A etapa já percorreu quatro diferentes regiões e o encontro de imersão da Região Norte ocorre neste fim de semana, nos dias 25 e 26 de agosto, em Manaus.

“Participar dessa imersão em Manaus vai ser uma experiência muito enriquecedora. Além de todo o  conhecimento que vamos adquirir nos dois dias de formação, vamos encontrar e trocar ideias com outras iniciativas de jovens do Norte do País. Vamos conhecer jovens como a gente, que têm projetos incríveis, e fortalecer as nossas narrativas como jovens e amazônidas”, conta a integrante da Na Cuia Tainá Barral.

O que é o SaferLab - A iniciativa surgiu da parceria entre a SaferNet Brasil, o Google e o Unicef e visa apoiar o protagonismo de jovens no desenvolvimento de projetos e conteúdos que ajudem a promover o diálogo e o respeito à diversidade na internet. O SaferLab acredita no potencial das redes sociais e no trabalho colaborativo para dar voz aos jovens e estimular narrativas e conteúdos que combatam discursos de ódio e discriminação on-line.

O processo iniciou com seleção de 300 participantes, com base nos critérios de engajamento social e interesse em questões relacionadas aos direitos humanos, diversidade e cidadania na internet. A 1ª etapa consistiu em encontros, os Webinars (cursos on-line), em que os participantes trabalharam temas relacionados ao funcionamento e às regras da web, além de técnicas e de outras questões práticas sobre produção de conteúdo on-line. Ao final de cada curso, os participantes tiveram o desafio de produzir conteúdos surpresa sobre acontecimentos relevantes relacionados à diversidade, à  cultura, entre outros exemplos.

Na 2ª e atual etapa do laboratório, denominada SaferLab on the road, os 150 participantes que se destacaram foram selecionados para uma imersão,  na qual vão ocorrer encontros em cinco capitais de cinco regiões do Brasil, para discutir os assuntos de seus projetos detalhadamente. Em seguida, na 3º etapa, vão trabalhar em seus projetos com a ajuda de mentores, profissionais e mestres em suas áreas, para concretizar suas ideias e concorrer aos prêmios.

A etapa final consiste em uma competição para selecionar os 10 melhores projetos para receber bolsas de R$ 1,5 mil a R$ 12 mil para concretizar suas ideias. Os projetos serão implementados entre outubro e dezembro de 2018, e as três melhores iniciativas serão divulgadas em um evento em janeiro de 2019.

Conhecendo a “Na Cuia” - A produtora cultural realiza atividades desde 2015 e é formada por alunos de Comunicação da UFPA (Jornalismo e Publicidade). Inicialmente como revista on-line, já com 14 edições publicadas, a “Na Cuia” tem trabalhado com temas de interesse público, principalmente voltados para a área cultural, os quais geralmente não recebem grande atenção pela mídia.

Em 2017, a “Na Cuia” expandiu suas atividades para além da revista, a fim de atingir novos públicos e, assim, compartilhar mais cultura, conhecimento e histórias voltadas para o social e os direitos humanos, a partir de novos produtos e narrativas cada vez mais diversificadas.

Este ano, a “Na Cuia” foi selecionada no processo seletivo do SaferLab e, atualmente, está na segunda etapa do laboratório. Durante a primeira etapa, a produtora desenvolveu trabalhos como o “#PapoNaCuia”, um produto audiovisual que traz convidados para discutir sobre cultura e direitos humanos; a campanha de divulgação da “Marcha Contra a LGBTIfobia”, realizada em maio para o último desafio da primeira etapa, com uma série de posts no Instagram, no Facebook e a cobertura completa do evento nas redes sociais da produtora; além da “Zine Mururé, que foi distribuída durante a Marcha, com informações importantes sobre a diversidade sexual.

Acesse: Na Cuia (Facebook, Instagram, Youtube)

Texto: Matheus Luz – Assessoria de Comunicação da UFPA