Página inicial > Ultimas Notícias > Toma posse a nova direção do Instituto de Letras e Comunicação

Toma posse a nova direção do Instituto de Letras e Comunicação

• Publicado: Segunda, 27 de Agosto de 2018, 15h16

23.08.2018 Posse ILC Foto Alexandre de Moraes 54

Em solenidade realizada no dia 23 de agosto, a professora Walkyria Magno e Silva e o professor Thomas Massao Fairchild assumiram, respectivamente, os cargos de direção geral e direção adjunta do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará. A transmissão de cargo ocorreu no auditório do Instituto, com a presença de representantes da Administração Superior, professores, técnicos-administrativos e alunos da Universidade.

O ato de posse dos novos dirigentes foi oficializado pelo reitor Emmanuel Tourinho. Também participaram da cerimônia os professores Otacílio Amaral e Fátima Pessoa, ex-diretor geral e ex-diretora adjunta do Instituto.

23.08.2018 Posse ILC site Foto Alexandre de Moraes 5 373x212Para o reitor, a cerimônia marca o encerramento de um ciclo de sucesso do Instituto e o início de uma nova etapa de desenvolvimento do ILC. Ele parabenizou os ex-dirigentes pelo trabalho realizado ao longo de oito anos de gestão e citou como um dos avanços acadêmicos alcançados a oferta de novos cursos de pós-graduação “Hoje, nós temos aqui os cursos de mestrado profissional e acadêmico em Letras, curso de doutorado em Letras, e mestrado em Comunicação que, recentemente, obteve a elevação para a nota 4, na avaliação da Capes, o que nos possibilita pleitear também a abertura de um curso de doutorado em Comunicação”, anunciou.

23.08.2018 Posse ILC site Foto Alexandre de Moraes 1 373x212Aos novos diretores do ILC, Emmanuel Tourinho desejou sucesso, frisando que os próximos anos serão de grandes desafios para as universidades públicas, mas também de novas possibilidades de crescimento. “Eu tenho a certeza de que esta nova gestão fará um trabalho que levará a atuação da UFPA nas áreas de Letras e em Comunicação a um patamar ainda mais elevado de sucesso e reconhecimento social.”

O ex-diretor geral do ILC, professor Otacílio Amaral, agradeceu o apoio que recebeu dos colegas durante a sua gestão e relembrou a trajetória de oito anos à frente do Instituto. “Essa garantia de apoio que nós tivemos desde a campanha, com as pessoas se identificando com o projeto que foi construído coletivamente, é a característica que marca a nossa gestão.”

23.08.2018 Posse ILC site Foto Alexandre de Moraes 4 373x212A atual diretora do Instituto, professora Walkyria Magno e Silva, falou que o comprometimento da sua gestão com o ensino, a pesquisa e a extensão vai além do Campus Belém. “Os planos são muitos e o que nos cabe, a partir de hoje, é começar a executá-los. Nós temos um programa que foi veiculado amplamente durante a campanha e acrescido de várias sugestões da comunidade do ILC, as quais se estendem até as cidades do interior, com os cursos do Parfor e o curso de Letras de Educação a Distância”, disse.

Com formação em Licenciatura em Letras-Português e Alemão pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Licenciatura em Inglês pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Walkyria Magno é mestre em Linguística pela Unicamp e doutora em Ciências da Linguagem pela Université de Toulouse II, na França. No período de 2008 a 2010 ocupou o cargo de Diretora da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas. Atualmente é professora associado 4 da UFPA.

23.08.2018 Posse ILC site Foto Alexandre de Moraes 3 373x212O diretor-adjunto, professor Thomas Massao Fairchild, possui Bacharelado e Licenciatura em Letras-Português pela Universidade de São Paulo. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, atualmente é professor do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes