Página inicial > Ultimas Notícias > Bragança recebe a 36ª turma de Matemática formada pelo Parfor

Bragança recebe a 36ª turma de Matemática formada pelo Parfor

• Publicado: Terça, 28 de Agosto de 2018, 15h28

foto01 Alexandre Yuri CAPA

Professores da Educação Básica do município de Bragança participaram, no dia 25 de agosto, da cerimônia de formatura da 36ª turma de Licenciatura Plena em Matemática pelo Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

foto05 Alexandre Yuri 373x212O coordenador geral do Parfor-UFPA, professor Márcio Nascimento, parabenizou os concluintes durante a cerimônia realizada no Campus da UFPA de Bragança. "Estes colandos estão completando 493 formandos em Matemática. Se você olhar para a interiorização, você vai ter uma enormidade de professores egressos desse projeto", celebrou o coordenador.

"O número é bom em termos globais para a Instituição, mas, se tivermos apenas um formando que volte para o município dele e transforme aquele município, isso é que vale para a gente. É mais importante a qualidade dos cursos da UFPA", disse Nascimento.

Para a formanda Ana Maria Pinheiro, que leciona, há 24 anos, em Bragança, o Parfor representou uma oportunidade de entrar para a UFPA. "É um privilégio nosso, estamos emocionados, porque foi uma grande trajetória. A formatura é a conclusão de todo o percurso, de tudo que foi realizado, que muito nos honra", comemorou a professora.

O pedagogo Agenor Alexandrino, que exercia a função de professor de Matemática no município, destacou os desafios enfrentados pelos alunos. "É muito complicado para a gente estudar e trabalhar. O Parfor dá essa oportunidade de estudar no período de férias. Foi muito importante para a minha carreira e, graças ao Parfor, estou concluindo essa trajetória", disse Agenor Alexandrino.

foto04 Alexandre Yuri 373x212Premiação - Durante a cerimônia, o aluno Jardel Queiroz foi premiado pela excelência acadêmica e atribuiu a conquista ao trabalho coletivo realizado com os demais colegas e professores do curso. "Este momento é importante para cada um de nós que precisou abrir mão de muitos momentos, não só nas férias, mas também,às vezes, deixando de estar com a família para estudar, dando duro para buscar uma formação como professor", afirmou o aluno.

"Nós temos que honrar essa formação devolvendo para a sociedade, para nossos alunos, oferecendo uma matemática de qualidade não só para concursos públicos, mas também uma matemática aplicada para a vida, em todos os sentidos", celebrou Queiroz.

O formando ressaltou, ainda, a importância de um programa como o Parfor para os municípios do interior do Estado. "O Parfor oferece a esses municípios a melhoria na qualidade da Educação, com a formação desses novos professores que não só vão dar uma qualidade melhor, como também vão ajudar a gerar mais empregos e melhorar a sociedade como um todo", disse.

foto02 Alexandre Yuri 373x212Interiorização - Os benefícios do Parfor para os municípios do interior do Pará também foram destacados durante a cerimônia pelo vice-reitor da UFPA, professor Gilmar Pereira da Silva. "O Parfor simboliza a nossa experiência com a interiorização. Por conta do Parfor, a UFPA está, hoje, em mais de 70 municípios do Pará. Nenhuma instituição, fora o governo do Estado, tem uma presença tão forte quanto a Universidade", comemorou o vice-reitor.

"Não tem preço você formar 15, 10 professores. Isso não tem medida. Não tem medida para a família dos formandos, não tem medida para a cidade de Bragança, não tem medida para o Estado do Pará, não tem medida para o País. É uma conquista. Se você imaginar que, na década de 80, nós tinhamos menos de 5% de professores formados no Estado do Pará e, hoje, quase todos os municípios têm um número significativo de pessoas formadas em boas universidades, foi graças à determinação da nossa perspectiva de interiorização", explicou o vice-reitor.

Texto e fotos: Alexandre Yuri – Assessoria de Comunicação do Parfor/UFPA