Página inicial > Ultimas Notícias > Teatro Universitário Cláudio Barradas é palco do espetáculo “MPB do Intercâmbio Internacional”

• Publicado: Quarta, 29 de Agosto de 2018, 14h54

Teatro Universtário

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) promove, nos dias 1º e 2 de setembro de 2018, o espetáculo “MPB do Intercâmbio Internacional”, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), nos horários das 20h, no sábado, e 19h, no domingo. O espetáculo é resultado do Projeto de Intercâmbio Internacional entre a Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA) e a École Municipale de Musique e Danse (EMMD) da cidade de Rezè, na França.

O intercâmbio internacional tem por objetivo central estreitar as relações artísticas entre as Escolas de Artes do Brasil e da Europa, abrindo espaços para um trabalho colaborativo com a dança, o teatro, o figurino, a música e a cenografia, ampliando, assim, a formação dos artistas das escolas que participam desse intercâmbio, momento importante para a consolidação das artes na formação do ser humano dentro das universidades. O espetáculo é coordenado pelo professor Jaime Amaral, diretor da ETUFPA, e pelo professor Josias Galindo, bailarino, coreógrafo e coordenador de Dança da EMMD.

A realização desse evento surge como espaço para refletir e socializar pesquisas desenvolvidas no teatro, na dança e nas demais linguagens e ainda de artistas brasileiros e franceses ligados a esse campo de conhecimento. O evento congrega professores, alunos e técnicos das instituições envolvidas, mostrando o intercâmbio de ideias, a partilha de saberes, a celebração da construção de artistas para a cena contemporânea, um espaço de comemoração e de comunhão das relações internacionais.

O resultado prático das oficinas e dos encontros artísticos intitula-se Espetáculo MPB, que é um movimento participativo bilateral, com possibilidades de diálogo de  trilhas sonoras da Música Popular Brasileira (MPB), que foram compartilhadas pelos participantes do evento, pessoas que fazem Teatro, Dança, Figurino, Música e Cenografia na ETDUFPA. A união de todos provoca um movimento de colaboração, apresentando um elenco composto com 30 pessoas em cena e mais 10 pessoas envolvidas na parte técnica dessa construção.

Ingressos - Os ingressos para o público assistir ao resultado do Espetáculo MPB do Intercâmbio Internacional podem ser adquiridos na bilheteria do teatro, gratuitamente, uma hora antes do evento.

Espetáculo MPB do Intercâmbio Internacional
Data: 1º e 2 de setembro de 2018, às 20h
Local:Teatro Universitário Claudio Barradas (Rua Jerônimo Pimentel, 546 -Umarizal, Belém-PA).

Texto: Professor Jaime Amaral
Foto: Arquivo/ Ascom UFPA