Página inicial > Ultimas Notícias > Evento no Campus de Soure debate desenvolvimento com inclusão social para a região do Marajó

• Publicado: Sexta, 31 de Agosto de 2018, 14h49

coloquio soure 1

O Campus da Universidade Federal do Pará em Soure, no Marajó, realiza nos dias 04, 05 e 06 de setembro o I Colóquio Mesorregional. O objetivo do evento é promover o debate entre diferentes atores sociais e políticos para a construção de uma agenda mesorregional para o desenvolvimento, com inclusão social. As inscrições para o evento podem ser feitas por meio do site do Campus de Soure.

A programação é uma iniciativa da Pró-reitora de Extensão (Proex) em parceria com o campus de Soure, com a Associação dos Municípios do Marajó, com a Prelazia do Marajó e com o apoio da Prefeitura Municipal de Soure. O tema do colóquio é “Desenvolvimento e Controle Social na Ilha do Marajó: construindo uma agenda de inclusão social”.

Segundo o diretor de programas e projetos da Proex, professor Edval Bernardino, a proposta do evento é mobilizar a sociedade local para discutir o desenvolvimento da região. “Nós pretendemos mobilizar a sociedade civil das mesorregiões onde nós temos campus, para, no diálogo com o poder legislativo e com o executivo, discutir uma agenda de desenvolvimento para região. Mas não defendemos qualquer modelo de desenvolvimento. Queremos discutir um desenvolvimento com inclusão social, pois esse é um dos compromissos da Universidade Federal do Pará”, frisa.

De acordo com o professor Edval Bernardino, dessa forma, o colóquio visa ainda fortalecer o diálogo entre a Universidade e a sociedade local. “Nós entendemos que esse diálogo com a sociedade é fundamental, porque o diálogo pressupõe fala e escuta. Nós já dizemos muito, porém ainda ouvimos pouco. Então nesse colóquio nós vamos ouvir a sociedade”, afirma.

Programação - O evento vai reunir representantes dos poderes executivo, legislativo, do judiciário, do meio acadêmico e da sociedade civil, para debater temas como governança, desenvolvimento mesorregional e inclusão social; participação e controle social na gestão pública; direitos humanos, segurança e proteção social; trabalho, emprego e geração de renda; arte, cultura e identidade social.

I Colóquio Mesorregional
Local:  Auditório Santo Agostinho da Prelazia de Soure, rua 3, entre as Travessas 16 e 17.
Data: De 04 a 06 de setembro
Inscrições podem ser feitas por meio do site do Campus de Soure e no local do evento.
Haverá emissão de certificado de carga horária.

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação