Página inicial > Ultimas Notícias > Educação é tema de eventos integrados que ocorrem no Campus de Cametá da UFPA

Educação é tema de eventos integrados que ocorrem no Campus de Cametá da UFPA

• Publicado: Sexta, 31 de Agosto de 2018, 15h18

Eventos Campus Cametá

Sob o tema “As políticas educacionais e os tensionamentos no cenário educacional no Brasil e na Amazônia”, o Campus da Universidade Federal do Pará em Cametá promove, nos dias 13, 14 e 15 de setembro, o I Colóquio de Educação, Políticas e Sociedade, o V Encontro de Educação e os Desafios da Contemporaneidade e o I Encontro de Trabalho e Educação e Perspectivas de Integração. O conjunto de eventos tem o objetivo de discutir as mudanças no atual cenário da educação. As inscrições para ouvintes e a submissão de trabalhos foram prorrogadas até o dia 5 de setembro e podem ser realizadas por meio do site do evento.

De acordo com a professora Maria Sueli Corrêa dos Prazeres, uma das organizadoras do evento, a escolha da temática ocorreu por causa das políticas impostas para a Educação atualmente. “Não há um amplo debate com a sociedade, e isso tem refletido na aprovação da nova Base Nacional Comum Curricular, na reforma do Ensino Médio e na lei do congelamento dos gastos públicos, que trará importantes implicações para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação, com drástica redução dos investimentos na área educacional”, explica.

Para o professor Doriedson Rodrigues, coordenador do Campus Universitário do Tocantins|Cametá e também um dos organizadores do evento integrado, “a ação demonstra que a interiorização da Universidade, primeiro com os cursos de graduação iniciados na década de oitenta e agora com a Pós-Graduação stricto sensu, vem se consolidando cada vez mais, mesmo diante dos cortes que vêm sendo implementados pelo governo nas universidades, potencializando a formação de pesquisadores para a região, favorecendo a interação acadêmico-científica com pesquisadores e pesquisadoras de outros centros de pesquisas e promovendo, mais ainda, a articulação da universidade com a Educação Básica.”

A realização reúne a Linha de Pesquisa Políticas e Sociedades do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC), a Faculdade de Educação (FAED) do Campus Universitário do Tocantins/Cametá e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE).

Submissão de trabalhos - Além dos debates sobre educação, o evento integrado também receberá trabalhos relacionados à Educação. Pesquisadores de Graduação e Pós-Graduação, educadores e comunidade interessada na temática podem submeter seus trabalhos até 5 de setembro. Todas as informações para submissão de trabalhos estão no site do evento.

I Colóquio de Educação, Políticas e Sociedade
Data: 13, 14 e 15 de setembro
Local: Campus Universitário do Tocantins/Cametá
Submissão de trabalhos pode ser feita até 05 de setembro, também por meio do site.

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação