Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para o III Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica

• Publicado: Sexta, 31 de Agosto de 2018, 15h31

III Encontro de Antropologia Visual

A terceira edição do Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica (EAVAAM), com o tema “Imagem, Território e Decolonialidade”, está com data marcada e inscrições abertas. Organizado pelo Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem (VISAGEM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), o evento ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2018, no Campus do Guamá da UFPA.

A discussão da Decolonialidade como linha de pensamento e de pesquisa tem proporcionado um novo olhar sobre as relações de gênero, sobre as relações étnico-raciais e sobre os dilemas relativos às territorialidades, entre outros debates.  Proporcionar olhares libertos de colonialidade, tão presente nas discussões, nas atitudes e no imaginário social, é a que se propõe no III EAVAAM. Neste contexto, a Antropologia Visual pode vir a contribuir com essa mudança de paradigmas.

O EAVAAM surgiu como proposta de divulgação e discussão sobre aspectos da América Amazônica, baseada na visualidade, na sonoridade e em outras formas de narrativas, sem abrir mão das produções que enfatizam a escrita acadêmica. Com base nesse tema, serão desenvolvidas ações que envolvam realidades que se assemelhem ao vivenciado na atualidade e nos processos socioantropológicos e históricos da Amazônia e de diferentes regiões e continentes.

Segundo a coordenadora do VISAGEM, professora doutora Denise Machado Cardoso, a intenção é consolidar o EAVAAM como um espaço que proporcione reflexões antropológicas e sociológicas consistentes sobre as realidades da América Amazônica. Para tanto, busca-se dialogar, de modo interdisciplinar, com outras áreas de estudo que tenham, nas imagens, nos imaginários, nas sonoridades, nas narrativas orais e nos diversos aspectos artísticos, o eixo central da produção de conhecimento sobre essa região.

“Nesta edição do EAVAAM, consideramos pertinente enfatizarmos as temáticas de Territórios e Decolonialidade por serem extremamente importantes no atual contexto. Desse modo, é importante agregarmos diferentes leituras e interpretações acerca das populações e dos povos que vivem nessa região do continente americano e de outros continentes que vivenciam realidades semelhantes”, destaca.

Programação - O evento conta com convidados de renome no tema proposto, os quais atuarão como conferencistas. Além disso, estão confirmados dezesseis Grupos de Trabalho, cujas temáticas envolvem: corpos, gênero, cidades, escrita etnográfica, povos indígenas, populações tradicionais, festividades, percepção do ambiente, paisagens urbanas, invisibilidade LGBT em contexto escolar, África e africanos na Amazônia, moda, musicalidades, e imagem e memória. Terão, ainda, mesas-redondas, oficinas e exposição fotográfica e premiação de fotografias.

Inscrições – O encontro é aberto ao público. Para se inscrever, é só acessar o site do evento. Há várias categorias para participar do evento, e a certificação será por meio de dispositivo virtual.

Além do Prêmio Arthur Napoleão Figueiredo, de Fotografia, os artigos melhor avaliados serão indicados para um número específico da Revista Eletrônica Visagem. Mais informações na página do EAVAAM no Facebook.

VISAGEM – O Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem propõe,  com base no planejamento anual e nas reuniões semanais, envolver estudantes e pesquisadores da Graduação e da Pós-Graduação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão que contribuam para ampliação do uso interdisciplinar da Antropologia Visual.

Objetiva-se a realização de pesquisas sobre os usos da Antropologia Visual, pesquisas sobre a obra e o acervo do professor Napoleão Figueiredo (antropólogo que iniciou o Laboratório de Antropologia da UFPA), reflexões sobre as experiências de pesquisadores que se utilizam de imagens em suas investigações, sistematização de relatos de práticas extensionistas e de ensino por docentes de IES do Estado do Pará, organização e participação em eventos acadêmicos e artísticos, entre outras metas.

Consequentemente, almeja-se a superação da lacuna de um grupo de pesquisa que proporcione, de modo interdisciplinar, ações acerca dos usos, das práticas e dos saberes da Antropologia Visual no Estado do Pará e, eventualmente, na Panamazônia.

Serviços:
III Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica